breadcrumb.ecName

Projeto regional do Mediterrâneo irá desenvolver uma vida autónoma para as gerações mais velhas

  • 24 November 2015

O projeto visa identificar e fortalecer as pequenas e médias empresas (PME) mediterrânicas no domínio das casas inteligentes e ecológicas para desenvolver uma vida autónoma e ativa para a população idosa através do WIDER.

A utilização do dispositivo criado no âmbito do projeto inovador «Melhoria da precisão do reconhecimento de voz» resultou numa elevada taxa de reconhecimento de voz que chega aos 97 %. Este facto melhorou de forma significativa a fiabilidade dos produtos da empresa, especialmente em benefício dos idosos.

Eleftherios Pageorgiou, diretor da ENTRANET

O envelhecimento da população da UE é um desafio considerável que exige soluções adequadas e inovadoras, tornadas realidade pelo WIDER.

O projeto irá apoiar a implementação de projetos-piloto desenvolvidos por empresas locais de pequenas dimensões selecionadas em regiões parceiras. As empresas terão a oportunidade de aumentar o valor dos seus produtos e de se posicionarem mais facilmente em novos mercados. O projeto centra-se na eficiência energética, na vida autónoma e na manutenção ou melhoria do nível de vida de uma população em envelhecimento.

Estratégia orientada para os utilizadores

O projeto WIDER está a construir relações intersetoriais de trabalho em rede entre partes interessadas nas regiões envolvidas e a incentivar a criação de laços entre as partes interessadas e a população-alvo. Além disso, visa reforçar a cooperação entre as PME, os centros de investigação e inovação e os organismos intermediários para fomentar a inovação e, em simultâneo, estabelecer canais de comunicação entre as PME e a população idosa, tendo em vista o teste de novos produtos de acordo com as suas necessidades e preferências.

Por exemplo, a ENTRANET, uma empresa grega à qual foi concedido um vale de inovação no quadro do WIDER, concebe e fabrica produtos de reconhecimento de voz orientados para o Mercado da Assistência à Autonomia (sistemas de reconhecimento de voz em elevadores, controlo de eletrodomésticos através de comandos de voz, etc.).

Progressos realizados até à data

A sustentabilidade dos resultados do projeto será facilitada pelo projeto WIDER através da criação de uma estratégia orientada para os utilizadores e inteligente do ponto de vista ecológico, do aumento da procura social e da sensibilização para a localização, e do estabelecimento de novas formas de cooperação entre os políticos, o setor empresarial e a população idosa da região através de associações específicas, centros de dia, etc. Seguem-se os números mais relevantes do projeto:

cerca de 600 representantes de MPME locais, associações comerciais, instituições, etc., foram formados e estimulados em todo o território abrangido pelo projeto através de, aproximadamente, 65 seminários e workshops locais;cerca de 10 000 partes interessadas locais (empresas, instituições, organismos de investigação e inovação, público em geral, etc.) estiveram envolvidas de forma direta e indireta nas atividades do projeto WIDER;um projeto-piloto transnacional de vales foi testado com o propósito de atribuir financiamento a MPME do Mediterrânico que pretendiam melhorar a respetiva posição no novo mercado emergente das casas inteligentes do ponto de vista ecológico para idosos. Este foi o ponto fulcral do projeto e deu origem a 79 candidaturas recebidas, com a atribuição final de 37 vales de inovação (no valor total de EUR 316 000 ) dedicados à concretização de 37 projetos de inovação;22 peritos em inovação local do WIDER (LIC do WIDER) das 7 regiões parceiras, entre professores universitários, gestores de projetos, investigadores, representantes de empresas e instituições, foram nomeados para a avaliação e o acompanhamento dos 37 projetos de inovação;139 fornecedores de conhecimentos da área do Programa MED foram incluídos na lista transnacional do WIDER;foram organizadas 2 Feiras de Inovação do WIDER com um total de mais de 500 participantes;foi realizada uma expedição de aprendizagem do WIDER à Feira Mundial de Frankfurt «Light & Building 2014», com 29 empresas das zonas industriais do projeto-piloto do WIDER;no total, foram organizadas e realizadas cerca de 460 reuniões B2B ou R2B entre os 3 eventos transnacionais de trabalho em rede/intermediação organizados pelo WIDER ou nos quais este participou;foram organizadas 18 sessões itinerantes regionais e nacionais do WIDER (com uma grande diversidade de eventos e atividades como apresentações, exposições, cerimónias, debates, reuniões), que deram a 40 000 pessoas a oportunidade de conhecer os resultados do projeto, etc.

Investimento total e fundos da UE

O investimento total para o projeto «WIDER – Green Growing of SMEs Innovation and Development in the Energy Sector in the Mediterranean Area» é de EUR 2 525 746 , contando com uma contribuição do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE de EUR 2 292 142, através do Programa Operacional «Mediterrâneo» para o período de programação 2007-2013.