Europe in My Region 2016

Outras ferramentas

 

Bloguistas

Vencedores

Foram convidados bloguistas de toda a Europa para escrever sobre projetos financiados pela UE. Posteriormente, as suas publicações foram traduzidas, republicadas no Euractiv e partilhadas nas redes sociais. Um júri composto por jornalistas profissionais selecionou as três publicações vencedoras: Janusz Mizerny, bloguista ecológico polaco, conquistou o primeiro lugar com a publicação «Os autocarros a biogás são a solução ecológica para as cidades». Os outros dois vencedores ficaram logo atrás: Clarissa Hirst (Suécia) — «Brincar com a Rússia na caixa de areia do mar Báltico: desafios e oportunidades» e Andrea González González (Espanha)  «O Parque Natural de Cabárceno, uma das primeiras iniciativas em Cantábria financiada com fundos europeus!»

Bloggers Bloggers

Participar no concurso de blogues

Vamos traduzir, republicar e promover até 40 publicações em blogues sobre projetos financiados pela UE. Os três melhores bloguistas serão convidados a participar na European Week of Regions and Cities em outubro como jornalistas acreditados.

Não podia ser mais fácil participar no concurso:

Dispõe de total independência editorial, mas já não tem muito tempo. O concurso termina logo que a 40.ª publicação tenha sido verificada e aprovada ou, o mais tardar, em 30 de junho (consoante o que ocorrer primeiro).

O prazo para participar no concurso já terminou.

Perguntas mais frequentes

O que se segue?

Primeiro vamos verificar a elegibilidade da sua publicação e certificarmo-nos de que respeita as instruções (abaixo). Caso seja aprovada, a sua publicação será:

  • traduzida para inglês,
  • republicada num blogue de multiutilizadores criado para o efeito em BlogActiv.eu, uma popular plataforma de blogues dedicada à política da UE,
  • promovida pela Comissão Europeia e (se cumprir as normas editoriais) a BlogActiv.

Em seguida, um júri independente selecionará as três melhores publicações. Mantê-lo-emos informado ao longo de todo o processo.

E seu eu ganhar?

Caso o júri selecione a sua publicação, oferecemos-lhe a viagem até Bruxelas em outubro para fazer a cobertura da European Week of Regions and Cities.

Custearemos as despesas da sua deslocação e alojamento e será tratado como os outros jornalistas acreditados para o programa mediático da Semana.

Tudo o que publicar no âmbito da sua participação na European Week of Regions and Cities será também traduzido e republicado, como anteriormente (num máximo de três publicações cada).

E se não tiver um blogue?

Não há problema. o que procuramos é um artigo interessante sobre um dos nossos projetos, independentemente de onde seja publicado. Atualmente, pode ser uma publicação no Facebook, no LinkedIn ou numa plataforma de jornal, ou até uma excelente combinação de fotografia e legenda no Instagram.

O importante é que seja:

  • público!
  • mais extenso do que uma atualização de estado ;)

Também posso participar no concurso de fotografia?

Boa ideia. No caso de participar no concurso de fotografia relativo ao mesmo projeto:

  • assegure-se de que a(s) sua(as) melhor(es) fotografia(s) é/são incluída(s) na sua publicação,
  • utilize a aplicação na nossa página de Facebook para participar no concurso de fotografia,
  • e envie-nos a mensagem de correio eletrónico, conforme acima indicado, referindo no corpo da mensagem que participou também no concurso de fotografia.

Instruções: o que é ou não permitido?

Para além do facto de a sua publicação ter de ser sobre um projeto financiado pela UE, dispõe de total independência editorial. Se considerar que, por exemplo, o projeto que está a tratar não é um bom investimento, não hesite e diga-o.

Mas não pode instigar ao ódio, ao racismo ou à violência, usar palavras obscenas ou insinuações a nível étnico, ou insultar, caluniar ou difamar alguém.

Quais serão os critérios utilizados pelo júri?

Procuramos publicações perspicazes e interessantes sobre os projetos financiados pela UE, por isso o Júri terá em conta na sua avaliação:

  • Perspicácia: o que é que esta publicação diz sobre o projeto? Revela factos interessantes, ou questiona pontos interessantes? É original?
  • Qualidade: está bem estruturada e escrita? Apresenta boas imagens ou disponibiliza ligações para ler mais sobre o assunto?
  • Comunidade e participação: a publicação incentivou o diálogo?
  • Estilo e Tom: os blogues não são artigos de notícias tradicionais. A publicação tem um caráter interessante? É provocadora ou engraçada, comovente ou faz pensar?

Quem faz parte do júri?

Jornalistas e bloguistas experientes e que não trabalham na Comissão Europeia.

Tenho mais uma pergunta

Envie-nos uma mensagem de correio eletrónico para regio-infopub@ec.europa.eu, com o Assunto: “Question: Europe in My Region competition”

Ninguém respondeu à minha mensagem de correio eletrónico

Se tiver enviado uma mensagem para regio-infopub@ec.europa.eu e não tiver recebido uma resposta:

  • Confirme primeiro se escreveu a linha de assunto correta (ver acima).
  • Verifique ainda a pasta de spam.
Caso tenha a certeza de que não recebeu nada, envie-nos uma nova mensagem de correio eletrónico com o Assunto: “Question: Europe in My Region competition”.