breadcrumb.ecName

Declaração do Primeiro Vice-Presidente, Frans Timmermans, e das Comissárias Marianne Thyssen, Vĕra Jourová e Corina Crețu em vésperas do Dia Internacional dos Ciganos, sábado 8 de abril de 2017

  • 07 April 2017
Declaração do Primeiro Vice-Presidente, Frans Timmermans, e das Comissárias Marianne Thyssen, Vĕra Jourová e Corina Crețu em vésperas do Dia Internacional dos Ciganos, sábado 8 de abril de 2017

«A igualdade de tratamento e os direitos fundamentais são a pedra angular da União Europeia. Os ciganos são vítimas uma longa história de exclusão social e preconceito. Com 6 milhões de pessoas a viver na UE, a minoria mais numerosa da Europa continua a ser discriminada e marginalizada. Estamos determinados a prosseguir a luta contra a hostilidade em relação aos ciganos e a promover a sua plena integração em

«A igualdade de tratamento e os direitos fundamentais são a pedra angular da União Europeia. Os ciganos são vítimas uma longa história de exclusão social e preconceito. Com 6 milhões de pessoas a viver na UE, a minoria mais numerosa da Europa continua a ser discriminada e marginalizada.

Estamos determinados a prosseguir a luta contra a hostilidade em relação aos ciganos e a promover a sua plena integração em todas as sociedades e países da UE.

Desde 2011, a Comissão Europeia colabora estreitamente com os Estados-Membros para lutar contra a discriminação e promover a inclusão social e económica dos ciganos, nomeadamente através dos investimentos realizados no âmbito da política de coesão em projetos a favor da integração social, do capital humano e da requalificação urbana. Embora se tenham registado alguns progressos, muito há ainda a fazer para melhorar a vida quotidiana dos ciganos e construir uma sociedade inclusiva.

Convidamos os Estados-Membros a redobrarem esforços para apoiar os ciganos: todos os países da UE devem respeitar e aplicar a legislação contra a discriminação; todas as crianças ciganas devem ter acesso a uma educação não segregada; as autoridades nacionais devem evitar expulsões forçadas e apoiar o acesso à habitação. De um modo mais geral, instamos os Estados-Membros a demonstrarem empenhamento político e a definirem uma visão a longo prazo para lutar contra a discriminação e a hostilidade em relação aos ciganos.

Tal como decidido pelos Ministros dos Assuntos Sociais em dezembro de 2016, a Comissão lançará uma avaliação do quadro europeu para as estratégias nacionais de integração dos ciganos. Esta avaliação examinará o impacto dos instrumentos europeus e nacionais criados até à data e apresentará ideias para melhorar a estratégia e torná-la mais eficaz na promoção da inclusão dos ciganos.

A integração e a aceitação começam a nível individual; convidamos portanto todos os cidadãos da UE a reconhecer e aceitar a igualdade dos ciganos e a tomar consciência do papel único que a sua história e cultura desempenham. 

Para mais informações: