breadcrumb.ecName

A região de Estocolmo investe no desenvolvimento urbano sustentável

  • 14 November 2016
A região de Estocolmo investe no desenvolvimento urbano sustentável

A região de Estocolmo é a região metropolitana e capital da Europa com o crescimento mais rápido. Durante a última década, a população do país aumentou 35 000 a 40 000 pessoas por ano. Para satisfazer as necessidades de uma população em crescimento, a região de Estocolmo tem de construir 16 000 novas casas por ano, um desafio que pretende encarar como uma oportunidade para promover o desenvolv

A região de Estocolmo é a região metropolitana e capital da Europa com o crescimento mais rápido. Durante a última década, a população do país aumentou 35 000 a 40 000 pessoas por ano.

Para satisfazer as necessidades de uma população em crescimento, a região de Estocolmo tem de construir 16 000 novas casas por ano, um desafio que pretende encarar como uma oportunidade para promover o desenvolvimento urbano sustentável. Para isso, está a utilizar os Fundos Estruturais para investir numa cidade verde, saudável, inteligente, atrativa e inclusiva

A região decidiu recentemente investir em dois projetos de desenvolvimento no valor total de 120 milhões de coroas suecas para reforçar a construção sustentável de habitações: «Grön BoStad Stockholm» e «Sverige bygger nytt». Estes dois projetos, financiados em 50 % pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Fundo Social Europeu, estão relacionados com elementos fundamentais do desenvolvimento urbano sustentável. A região de Estocolmo visa aproveitar a experiência das empresas de tecnologia ambiental e promover a inovação e o crescimento sustentável. Além disso, acredita que existe potencial de emprego por explorar entre os imigrantes e cidadãos não nativos recentemente chegados ao país, que o setor da construção em crescimento deverá aproveitar. 

Através do projeto «Grön BoStad Stockholm», o Instituto Real de Tecnologia, entre outros, irá desenvolver bancos de ensaio para a inovação em empresas da área da tecnologia ambiental. O objetivo é criar aberturas para o desenvolvimento e a utilização de novas tecnologias de eficiência energética e hipocarbónicas em projetos de construção nos municípios da Província de Estocolmo. Os esforços irão envolver e reforçar o setor da tecnologia ambiental e atrair clientes, como os municípios, as administrações distritais e os proprietários, entre outros, contribuindo para um esforço de sensibilização na região. 

No projeto «Sverige bygger nytt», o Serviço Público de Emprego sueco, juntamente com vários municípios, administrações distritais, associações industriais e sindicados, irá promover um maior recrutamento e melhorar a oferta e a correspondência das competências com a procura no setor da construção utilizando as competências dos imigrantes e cidadãos não nativos recentemente chegados ao país. O trabalho no domínio dos valores fundamentais, da validação das competências, do apoio linguístico e da aprendizagem no local de trabalho será reforçado e a sua correspondência com os empregos em áreas que sofrem de escassez no setor da construção será melhorada. 

Os projetos de desenvolvimento sublinham o desejo existente na região de Estocolmo de que os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento contribuam para iniciativas estratégicas coerentes. Tal poderá ser alcançado através da concentração de recursos, da orientação para as empresas e o trabalho, da criação de sinergias através dos fundos e da utilização do «modelo de Estocolmo» — um novo modelo para a aplicação de financiamento. 

Este novo modelo de governação significa que a Política de Coesão está mais intimamente ligada com a política global de crescimento da região e com os seus recursos na província, e que contribui para uma maior interação e apoio entre os intervenientes regionais para criar iniciativas estratégicas coerentes onde possam aplicar a iniciativa e a apropriação dos seus esforços. Desta forma, embora o orçamento dos Fundos Estruturais na região de Estocolmo seja dos mais baixos da Europa, a região será, ainda assim, capaz de lançar e executar projetos de grande envergadura e importância. 

Jonas Örtquist – Chefe de Secretariado, Parceria para os Fundos Estruturais, Província de Estocolmo, Suécia

Panorama 58: Uma Agenda Urbana para a UE