breadcrumb.ecName

Os Fundos Estruturais da UE produzem resultados — se o sistema de inovação funcionar!

  • 07 November 2016
Os Fundos Estruturais da UE produzem resultados — se o sistema de inovação funcionar!

A Finlândia aderiu à União Europeia em 1995, tornando-se elegível para aplicar os Fundos Estruturais. Estes fundos têm sido utilizados de forma eficaz em virtude do nosso sistema de inovação, em cujo cerne se encontra a Universidade de Oulu. A região de Oulu é a segunda região mais a norte da Finlândia. Até à década de 1940, a agricultura e a silvicultura, a par das indústrias nelas baseadas, co

A Finlândia aderiu à União Europeia em 1995, tornando-se elegível para aplicar os Fundos Estruturais. Estes fundos têm sido utilizados de forma eficaz em virtude do nosso sistema de inovação, em cujo cerne se encontra a Universidade de Oulu.

A região de Oulu é a segunda região mais a norte da Finlândia. Até à década de 1940, a agricultura e a silvicultura, a par das indústrias nelas baseadas, constituíam as principais fontes de rendimento. Após a Segunda Guerra Mundial, teve início um forte período de industrialização: foram construídas novas centrais de energia hidroelétrica, a indústria metalúrgica foi introduzida na região e foram desenvolvidos métodos eficientes de utilização das florestas. A decisão mais significativa foi tomada em 1958, quando foi fundada a Universidade de Oulu. O seu papel na diversificação das estruturas económicas e na melhoria dos níveis de competência, bem como o seu papel enquanto incubadora de inovação, representam um verdadeiro caso de sucesso.

Os sistemas de transferência de dados sem fios são um setor essencial da indústria informática de Oulu. O sistema de inovação no atual palco da informática é e continuará a ser de vanguarda. Os Fundos Estruturais apoiaram as pré-condições neste domínio iniciado pela Universidade de Oulu, pelo Centro de Investigação Técnica VTT da Finlândia e pela Universidade de Ciências Aplicadas de Oulu. Um ambiente de investigação centrado na transferência de dados de quinta geração irá assegurar que as nossas empresas se mantêm na vanguarda do desenvolvimento informático.

Estas três instituições desenvolveram uma tecnologia que pode produzir microchips impressos, criando uma indústria inteiramente nova e inovadora na região. Como consequência disso, foram fundadas várias novas empresas que se encontram em fase de crescimento. O apoio sustentado prestado pelos Fundos Estruturais teve um impacto claro e palpável.

A região de Oulu é geograficamente ampla. Também fora de Oulu, capital da região, tem lugar uma atividade industrial considerável. O Instituto do Sul de Oulu — um departamento da Universidade de Oulu — está a realizar investigação de metais de alta resistência e das suas aplicações em estruturas de metal. Este projeto tem gerado informação acerca da sustentabilidade dos metais de alta resistência para oficinas de engenharia e respetivos produtos. Estes metais permitem a produção de peças de metal mais leves, que normalmente resultam numa maior eficiência energética.

A indústria dos produtos em madeira também é relativamente forte na nossa região. A cidade de Pudasjärvi, com a ajuda da Universidade de Oulu, iniciou um projeto sobre a aplicação de troncos em cidades modernas. O seu objetivo consiste em aumentar as oportunidades de utilização de troncos, tendo em conta que a madeira é um recurso natural ecológico e renovável.

O elemento fundamental da utilização eficaz dos Fundos Estruturais é o sistema de inovação regional. Em conjunto, a Universidade de Oulu, as universidades regionais de ciências aplicadas, a presença do Centro de Investigação Técnica VTT da Finlândia, um ambiente empresarial ativo e as organizações municipais de desenvolvimento tornam esta utilização possível. Sem esta rede de organizações de desenvolvimento, a utilização eficaz dos Fundos Estruturais seria difícil. 

HEIKKI OJALA – Gestor de Desenvolvimento Regional, Conselho Regional de Oulu, Finlândia

Panorama 58: Uma Agenda Urbana para a UE