JASMINE: Acção comum de apoio às instituições de microfinanciamento na Europa

Outras ferramentas

  •  
  • Reduzir texto  
  • Ampliar texto  

JASMINE é a quarta iniciativa conjunta da Comissão, do Banco Europeu de Investimento (BEI DeutschEnglishfrançais) e do Fundo Europeu de Investimento (FEI English). Foi criada para:

  • reforçar as capacidades dos fornecedores de microcrédito e das instituições de microfinanciamento em diferentes domínios, nomeadamente a boa governação, os sistemas de informação, a gestão dos riscos e o planeamento estratégico;
  • ajudá-los a tornarem-se operadores viáveis e sustentáveis no mercado do microcrédito.

A primeira fase da iniciativa consiste em oferecer, sob a forma de avaliações e formações, uma assistência técnica a quinze fornecedores de microcrédito que não tenham o estatuto de banco, seleccionados através de um convite à manifestação de interesse, publicado pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI) em 2009.

Será publicado um novo convite durante o terceiro trimestre de 2010 para seleccionar trinta outros fornecedores de microcrédito que não tenham o estatuto do banco, a fim de beneficiarem de assistência técnica ao abrigo da JASMINE.

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) desempenha um papel fundamental na implementação da iniciativa JASMINE:

  • organizando a assistência técnica (co-financiada pela Comissão Europeia) em prol do desenvolvimento das instituições de microfinanciamento;
  • concedendo apoio financeiro às operações de empréstimo (recursos do BEI) e aos fundos de capital de arranque (recursos da UE).

Os fornecedores de microcrédito e as instituições de microfinanciamento seleccionados pelo FEI beneficiam gratuitamente de toda uma gama de serviços, que incluem nomeadamente:

  • uma avaliação da estrutura, da organização e do modo de funcionamento (diagnóstico) ou de um ranking efectuado por agências especializadas;
  • formação do pessoal e da equipa de gestão, ministrada por consultores especializados na sequência do exercício de avaliação ou do ranking.

Serão também criados serviços de apoio (base de dados em linha, conselhos sobre boas práticas, serviço de informação sobre JASMINE e microcrédito), a que terão acesso todas as instituições de microfinanciamento. Está igualmente em preparação um código deontológico voluntário, destinado às instituições de micro financiamento.

10 de Setembro de 2008: Lançamento da iniciativa JASMINE para o desenvolvimento das instituições de microfinanciamento na Europa em favor do crescimento e do emprego DeutschEnglishfrançais polski

Ligações relacionadas