Navigation path

Additional tools

Publicações

Revista Panorama - A publicação trimestral dos actores do desenvolvimento regional

Esta revista é também impressa nas versões inglesa, alemã e francesa. Se deseja receber a versão electrónica desta revista, inscreva-se na nossa lista de emails.
Panorama 51

Nr 51. - A nova Comissão toma posse

Na edição de inverno da Panorama destaca-se uma entrevista exclusiva com a nova Comissária da Política Regional, Corina Crețu, na qual a responsável descreve a sua visão sobre o desenvolvimento da política nos próximos anos. Outro importante artigo descreve como é que a política de coesão da UE está a ajudar a enfrentar os desafios das alterações climáticas e da segurança energética através do investimento numa economia com baixo nível de emissões de carbono. Debruçamo-nos, igualmente, sobre algumas iniciativas lançadas pela Comissão Europeia para ajudar os Estados-Membros da UE a impulsionar a capacidade administrativa na gestão dos fundos estruturais e de investimento europeus e analisamos o «Relatório Van den Brande» sobre Parceria e Governação a Vários Níveis, cujo objetivo é assegurar uma maior coerência entre a Estratégia Europa 2020 e os Acordos de Parceria.

Noutros pontos, analisamos o sucesso do evento OPEN DAYS deste ano, em Bruxelas, delineamos os principais desafios e resultados da Presidência Italiana do Conselho Europeu, discutimos o futuro da Agenda Urbana da UE e exploramos o passado, o presente e o futuro do programa Interreg de cooperação territorial.

Encontrará, igualmente, a seleção habitual de notícias e projetos em destaque provenientes de toda a UE.

en pdf 44p. (3.5MB)

Panorama 50

Nr 50. - No sentido da inovação

A edição de outono da Panorama inclui várias rubricas especiais para comemorar a 50a edição da revista. Em destaque, encontra-se uma entrevista exclusiva com o Comissário Johannes Hahn, na qual analisa as alterações na política de coesão durante o seu mandato. Um artigo aprofundado sobre o 6º Relatório sobre a Coesão recentemente publicado explora a forma como a política de coesão está a ajudar a Europa a sair da crise económica e a incentivar o crescimento inovador e ecológico. A mais recente atualização sobre a adoção de Acordos de Parceira concentra-se na Grécia: as suas preparações para o novo período de investimento são explicadas por um representante do Ministério Grego para o Desenvolvimento e a Competitividade.

Noutras secções, fazemos uma pré-apresentação do evento OPEN DAYS deste ano em Bruxelas; analisamos o progresso na agenda urbana da UE; fornecemos detalhes sobre os objetivos do Fundo Social Europeu; e oferecemos um perfil do Comité Económico e Social Europeu (CESE)

Também inclui uma secção de "Contribuições dos Leitores" especial, na qual vários representantes partilham as suas opiniões sobre a Panorama e sobre como gostariam de a ver evoluir. Encontrará, igualmente, a seleção habitual de notícias e projetos em destaque provenientes de toda a UE.

de en fr pdf 48p. (3.5MB)

bg cs da el es et fi hr hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 48p. (6MB)

Panorama 49

Nr 49. - Verão de 2014 - Criar parcerias

A edição de verão da revista Panorama oferece uma atualização quanto à evolução da adoção de Acordos de Parceria e aborda detalhadamente o primeiro acordo adotado, a Dinamarca, com uma entrevista aos chefes das autoridades de gestão dinamarquesas. Observamos ainda os últimos dez anos do alargamento, com uma visão geral sobre o progresso dos Estados-Membros que aderiram à União desde 2004 e sobre o modo como beneficiaram da Política de Coesão.

Noutras secções desta edição, descrevemos as novas e importantes diretrizes e ferramentas de governação concebidas para o combate à fraude; mostramos os bastidores do Comité das Regiões na celebração do seu 20.º aniversário; destacamos o papel do Fundo Europeu para os Assuntos Marítimos e as Pescas na sustentação de empresas e comunidades costeiras e, além disso, publicamos também um relatório sobre o Fórum Urbano Mundial de Medellín, que contou com a participação do Comissário Hahn.

Tal como em edições anteriores, os nossos leitores também contribuem para o debate na secção «Nas suas próprias palavras», onde os representantes dos Estados-Membros, das regiões e das associações de toda a Europa partilham ideias acerca da reforma e as suas esperanças no novo período de financiamento. Encontrará, igualmente, a seleção habitual de notícias e projetos em destaque provenientes de toda a UE.

de en fr pdf 48p. (6MB)

bg cs da el es et fi hr hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 48p. (6MB)

Panorama 48

Nr 48. - Inverno 2013 - Política de coesão - Dinâmica em evolução

A edição de inverno da revista Panorama tem como tema a Política de coesão reformada para 2014-2020 e analisa detalhadamente qual o seu significado para todas as partes interessadas. Numa entrevista exclusiva, o Presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso destaca como a Política de coesão reformada vai ajudar na criação de crescimento e de emprego, bem como no cumprimento dos objetivos da Estratégia Europa 2020.

Os nossos leitores também contribuem para o debate numa secção "Nas suas próprias palavras" alargada, onde os representantes dos Estados-Membros, das regiões e das associações de toda a Europa partilham ideias acerca da reforma e as suas esperanças no novo período de financiamento.

Noutras secções desta edição destacamos os pontos essenciais da reforma e as prioridades temáticas; descrevemos o processo de aprovação do orçamento no ponto de vista do Parlamento Europeu; fornecemos informações acerca de como apresentar uma candidatura ao financiamento e uma análise das estratégias e obrigações de comunicação. Encontrará, igualmente, a seleção habitual de notícias e projetos em destaque provenientes de toda a UE.

de en fr pdf 48p. (6MB)

bg cs da el es et fi hr hu it lt lv nl pl pt ro sk sl svpdf 48p. (6MB)

Panorama 47

Nr 47. - Outono 2013 - Ecoinovação: Movimentos líderes nas regiões da UE em direção à economia verde

A edição de outono da revista Panorama já está online. O destaque principal é um artigo sobre a forma como as regiões da UE estão a assumir a liderança no domínio da ecoinovação. Os Fundos Estruturais e de Investimento da UE estão a promover um crescimento sustentável e inteligente através de projetos ecológicos e eficientes do ponto de vista energético e dos quais é traçado um perfil neste artigo. Há também uma seleção de artigos que destaca os principais workshops e seminários do evento Open Daysdeste ano, desde a Master Class da Universidade OPEN DAYS às relações entre a UE e a China e o Japão.

Noutras secções desta edição, pode encontrar uma visão geral das estratégias macrorregionais que auxiliam a coordenação de projetos nas regiões do Danúbio e do Báltico, uma atualização do trabalho dos Fundos Estruturais da UE em matéria de auxílio a catástrofes e uma explicação do processo de avaliação ex post para o período de 2007-2013. Encontrará, igualmente, a seleção habitual de notícias e projetos em destaque provenientes de toda a UE.

de en fr pdf 40p. (4MB)

bg cs da el es et fi hr hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 40p. (4MB)

Panorama 46

Nr 46. - Verão de 2013 - A Panorama dá as boas-vindas à Croácia

A edição do verão de 2013 da revista Panorama já está online em inglês, francês e alemão. Inclui um artigo de 6 páginas sobre a adesão da Croácia à UE, que oferece uma perspetiva genérica sobre o processo de adesão, uma apresentação das principais indústrias da Croácia, exemplos de projectos de êxito e uma entrevista com Branko Grčić, Vice-Primeiro-Ministro da Croácia e Ministro do Desenvolvimento Regional e dos Fundos da UE.

Outro destaque principal é sobre o processo de auditoria conjunto (Comissão Europeia e autoridades nacionais) para garantir que o financiamento da política de coesão é gasto corretamente. Esta edição inclui também uma análise genérica do Relatório Estratégico sobre a Política de Coesão recentemente publicado, uma pré-visualização do evento OPEN DAYS de outubro e ainda um artigo sobre a revisão dos regulamentos de auxílio estatal.

de en fr pdf 40p. (3MB)

bg cs da el es et fi hr hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 40p. (3MB)

Panorama 45

Nr 45. - Primavera 2013 - Aproximar as comunidades

O destaque desta edição é o papel da política de coesão na retoma do crescimento na Europa. A política de coesão é o componente de investimento do orçamento da UE, procurando fomentar o crescimento e a competitividade através da capitalização das forças regionais. No futuro, a política irá reforçar ainda mais a concretização dos objetivos da «Europa 2020» e incidirá no investimento sustentável através de uma utilização mais eficaz do investimento nacional, regional e da UE.
Outras características incluem o programa PEACE da UE, que procura a reconciliação entre comunidades divididas na Irlanda do Norte e na região fronteiriça da Irlanda, bem como um artigo sobre o papel importante das cidades – os motores da economia europeia. A Comissão criou recentemente uma base de dados abrangente das melhores práticas de desenvolvimento urbano para fornecer uma visão geral detalhada dos projetos, o que pode constituir uma fonte de inspiração para as cidades, para as autoridades de gestão e outros intervenientes.

de en fr pdf 40p. (3MB)

bg cs da el es et fi hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 40p. (3MB)

Panorama 44

Nr 44. - Inverno 2012 - Especialização Inteligente, O motor do crescimento económico futuro das regiões da Europa

A edição do inverno de 2012 da revista Panorama intitulada «Especialização Inteligente» já está online. O destaque principal é um artigo de 6 páginas sobre estratégias de Especialização Inteligente enquanto potenciadoras do crescimento económico regional, que foca as definições e as possibilidades da especialização inteligente, o apoio prestado pela Plataforma S3 e os relatórios do seminário da Comissão Europeia realizado em Bari, em setembro de 2012, o qual ajudou as regiões italianas a prepararem-se para utilizar estas estratégias no período de programação 2014-2020.

O outro destaque é uma entrevista exclusiva à Ministra do Desenvolvimento Regional da Polónia, Elżbieta Bieńkowska, que descreve os progressos alcançados pela Polónia desde a sua adesão em 2004 no desenvolvimento da sua infraestrutura, na criação de empregos e no aumento do PIB. A Ministra também olha para o futuro e antecipa um aumento do investimento na investigação e inovação, na energia sustentável e em soluções de transporte no próximo período de programação.

Noutras secções, analisa-se o mais recente inquérito do Eurobarómetro, «Uma visão das regiões», que revela alguns resultados surpreendentemente positivos no que respeita a qualidade de vida e a perspetivas de futuro, e dá-se destaque aos vencedores do concurso de fotografia «A Europa na minha região», incluindo um cartaz desdobrável com algumas das muitas participações.

Também se inclui uma antevisão dos prémios RegioStars 2014 e outra seleção de perfis de projetos bem-sucedidos em regiões de toda a UE.

de en fr pdf 40p. (4MB)

bg cs da el es et fi hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 40p. (4MB)

Panorama 43

Nr 43. - Outono 2012 - Investir em regiões - Utilizar instrumentos financeiros para alavancar o apoio à política regional

Uma das vias inovadoras para melhorar a eficácia e eficiência da política regional da UE é a utilização de instrumentos financeiros. Estes mecanismos de assistência, que variam desde técnicas de engenharia financeira até mecanismos de assistência técnica, podem ajudar a atrair mais financiamento e a adquirir conhecimentos e experiência adicionais.

de en fr pdf 40p. (3MB)

bg cs da el es et fi hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 40p. (3MB)

Panorama 42

Nr 42. - Verão de 2012 - Parcerias na política de coesão - Reforçar a aplicação deste princípio essencial

Na base do êxito dos Fundos Estruturais da UE encontra-se uma parceria com intervenientes locais a vários níveis no que respeita ao planeamento, à aplicação e à avaliação dos programas. De forma a criar o máximo de impacto e a garantir uma utilização mais eficiente dos recursos da UE, os conhecimentos especializados dos vários parceiros devem ser eficazmente mobilizados e integrados.

de en fr pdf 36p. (3MB)

bg cs da el es et fi hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 36p. (5MB)

Panorama 41

Nr 41. - Primavera 2012 - Ênfase nos resultados - Afinar a política de coesão

Um dos principais objetivos da nova abordagem à política de coesão, que anunciámos em outubro de 2011, é que esta se torne mais inteligente e mais focada. Deste modo, a política de coesão pode tornar-se, após 2013, na principal estratégia de investimento da União Europeia e na ferramenta fundamental para conseguir criar emprego e crescer – as metas da Estratégia Europa 2020.

de en fr pdf 36p. (3MB)

bg cs da el es et fi hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 36p. (5MB)

Panorama 40

Nr 40. - Inverno 2011/2012 - Política de Coesão 2014-2020 Investir em regiões da Europa

Em Outubro foram reveladas as propostas da Comissão para a política de coesão após 2013. Nesta edição da Panorama, apresentamos-lhe um resumo das propostas, bem como os comentários de algumas das principais partes interessadas.

Esta nova abordagem à política de coesão decorre num momento em que o crescimento económico é uma necessidade vital em todos os Estados-Membros da UE. Mais do que nunca, a Europa precisa de investir a todos os níveis para potenciar a economia e criar empregos.

A política de coesão gere mais de 350 mil milhões de euros (um terço do orçamento total da UE) e acreditamos que possa tornar-se num instrumento importante para atingir os objectivos propostos.

de en fr pdf 36p. (3MB)

bg cs da el es et fi hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 36p. (5MB)

Panorama 39

Nr 39. - Outono 2011 - 2020 O papel da política regional
para o futuro da Europa

Nesta edição da Panorama examinamos a contribuição que a política regional está a dar no sentido de ajudar os Estados-Membros a atingir as metas da Estratégia Europa 2020, e os altos níveis de emprego, produtividade e coesão social estabelecidos.

A Estratégia Europa 2020 concentra-se em três prioridades que se interligam, de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Esta abordagem integrada pretende responder aos principais desafios que a Europa enfrenta actualmente, e que se prolongarão na próxima década, do envelhecimento da população, da mão-de-obra pouco qualificada, da necessidade de fomentar a inovação, da relação entre crescimento económico e degradação ambiental, e da segurança energética.

de en fr pdf 28p. (3MB)

bg cs da el es et fi hu it lt lv nl pl pt ro sk sl sv pdf 28p. (3MB)

Panorama 38

Nr 38. - Verão 2011 : Ligar a Europa - Política Regional e de Transportes

O transporte é muito mais do que a simples deslocação de um determinado local para outro, é na verdade falar de redes apoiadas e desenvolvidas graças a fundos da UE que contribuem para promover o crescimento económico, a sustentabilidade e o acesso a serviços vitais. Nesta edição da Panorama faremos uma análise da situação geral, desde as ligações ferroviárias de alta velocidade entre países aos sistemas de transporte urbanos “amigos do ambiente”.

de en fr pdf 28p. (3MB)

bg cs da el es et hu it lt lv nl pl pt ro sk sl fisv pdf 28p. (3MB)

Panorama 37

Nr. 37 - Primavera 2011 : Estratégia da UE para a região do Danúbio - uma resposta em comum para os desafi os actuais

O Danúbio, segundo rio mais longo da Europa com cerca de 2850 km, liga a Floresta Negra e o Mar Negro e atravessa dez países, quatro deles situados na sua bacia. Ao longo do Danúbio existem barragens hidroeléctricas, um corredor pan-europeu de transportes e algumas das espécies mais raras de plantas – as pressões que o rio sofre estão muitas vezes em conflito e as mudanças políticas na região tiveram um impacto na forma como os desafios são enfrentados.

de en fr pdf 28p. (5MB)

bg cs da el es et hu it lt lv nl pl pt ro sk sl fisv pdf

bs hr mo sr uk pdf

Panorama 36

Nr. 36 - Inverno 2010-2011 : Promover o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo - Quinto Relatório sobre a coesão económica, social e territorial

A UE dispõe agora de uma visão de longo prazo para a sua economia de mercado, graças à Estratégia “Europa 2020”. A Estratégia, adoptada em Junho de 2010 e com um calendário para a próxima década, visa ajudar a Europa a sair com êxito da crise económica e, ao mesmo tempo, assegurar que os Estados-Membros cresçam de forma sustentada, enveredando assim pelo caminho da prosperidade e do progresso social nos próximos anos.

de en fr pdf 28p. (1.3MB)

bg cs da el es et hu it lt lv nl pl pt ro sk sl fisv pdf 28p. (5MB)

Panorama 35

Nr. 35 - Outono 2010 : Em direcção a uma maior inclusão social – a contribuição da Política Regional

O ano de 2010 foi designado pela UE como o Ano de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social. Esta edição da Panorama desenvolve este tema e olha mais de perto para a forma como as acções financiadas pela política regional estão a favorecer os objectivos da UE de uma sociedade inclusiva e produtiva.

de en fr pdf 28p. (1.3MB)

bg cs da el es et hu it lt lv nl pl pt ro sk sl fisv pdf 28p. (1.3MB)

Panorama OD2010

Nr. 34 - Verão 2010 : Política regional – uma abordagem integrada perspectiva de 360°

Nos últimos anos, o debate sobre a Política de Coesão da UE centrou-se nas vantagens enquanto «abordagem integrada» da elaboração das políticas. Mas o que quer isto realmente dizer? Nesta edição da Panorama, explicamos o que é a abordagem integrada.

de en fr pdf 28p. (1.3MB)

bg cs da el es et hu it lt lv nl pl pt sk sl fisv pdf 28p. (1.3MB)

Panorama 33

Nr. 33 - Primavera 2010 : Avaliação da Política Regional - Conteúdos e resultados

Entre 2000 e 2006, a Política de Coesão não só utilizou um terço do orçamento da UE, como foi também uma política posta à prova pela história e que ajudou a mudar o próprio rumo da história. O alargamento da UE a 10 novos Estados- -Membros, em 2004, acentuou as disparidades económicas e sociais de forma nunca antes vista. A Política teve que responder a este desafio sem esquecer os que existiam na «antiga» UE a 15.

de en fr pdf 28p. (1.3MB)

bg cs da el es et hu it lt lv nl pl pt sk sl fisv pdf 28p. (1.3MB)

Panorama 32

Nr. 32 - Inverno 2009-2010 : Divulgar a Política Regional comunitária - deixar que os resultados falem

Orçamentos importantes, programas ambiciosos e projectos de grande escala – apesar de ser um elemento essencial da União Europeia, a Política Regional comunitária continua a lutar para ganhar a visibilidade que merece. Nesta edição da Panorama analisamos a comunicação necessária, examinamos a regulamentação que torna obrigatórias as actividades em torno da comunicação, estudamos mais de perto os caminhos pelos quais os responsáveis pela comunicação devem enveredar para passar a mensagem e exploramos exemplos intrigantes de actividades bem-sucedidas que assentam mais na criatividade do que no orçamento.

de en fr pdf 28p. (4.5MB)

bg cs da el es et hu it lt lv nl pl pt sk sl fisv pdf 28p. (6.2MB)

Panorama 31

Nr. 31 - Outono 2009 : Alterações climáticas - respostas a nível regional

Sessenta e dois por cento dos europeus interrogados consideram que as alterações climáticas são o problema principal que o mundo enfrenta actualmente, uma ameaça que a Política Regional e a Comissão Europeia estão a levar muito a sério. A UE está a implantar medidas para criar alguma resistência aos efeitos das alterações climáticas e para reduzir os níveis de emissões. A revista Panorama examina estas medidas e pondera as implicações das alterações climáticas e como as políticas e as acções adoptadas no terreno se podem combinar para fazer frente ao impacto das emissões já libertadas e para reduzir os níveis futuros.

de en fr pdf 28p. (3.8MB)

bg cs da el es et hu it lt lv nl pl pt sk sl fisv pdf 28p. (3.2MB)

Panorama 30

Nr. 30 - Verão 2009 : A Estratégia da União Europeia - para a Região do Mar Báltico, um futuro próspero

Uma grande parte dos 8 000 km da costa do Mar Báltico é partilhada por oito Estados-Membros da UE, cada um deles com as suas prioridades e interesses, os seus imperativos económicos e as suas preocupações políticas. Via de transporte marítimo, mas frequentemente também utilizado como lixeira, o Báltico é rodeado por cerca de cem milhões de pessoas. Todavia, apesar de anos e anos de colaboração para melhorar as condições do mar, ele continua a – degradar-se. Por isso, a União Europeia solicitou à Comissão a elaboração de uma estratégia viva capaz de assegurar um - melhor futuro para a região.

de en fr pdf 28p. (1.8MB)

cs da el es et hu it lt lv nl pl pt sk sl fisv pdf 28p. (3.2MB)

Panorama 29

Nr. 29 - Primavera de 2009 : Criatividade e inovação - Motores da competitividade nas regiões

2009 – O Ano Europeu da Criatividade e da Inovação pretende inspirar uma reformulação geral do que se entende por criatividade e inovação e qual a sua contribuição para o nosso desenvolvimento pessoal, económico e social. A ideia é vasta e as palavras difíceis de definir e embora este domínio atraia cada vez mais investigadores, por agora os resultados são difíceis de quantificar. Não existe, no entanto, qualquer dúvida de que se a UE quiser continuar a ser competitiva e promover os valores comuns aos seus Estados-Membros, tem de explorar estas questões.

de en fr pdf 28p. (1.8MB)

cs da el es et hu it lt lv nl pl pt sk sl fisv pdf 28p. (3.2MB)

Política regional da UE: Mantenha-se informado