Navigation path

Additional tools

De A a Z

Cooperação transnacional

A cooperação transnacional incentiva a criação de parcerias que promovam o desenvolvimento territorial integrado e transcendam as fronteiras nacionais. Essas parcerias podem abranger e representar diferentes níveis de governação e administração, que incluam simultaneamente entidades públicas e privadas, e operar em diferentes domínios de intervenção.

Há treze domínios de cooperação transnacional em toda a UE.

Graças às parcerias, os projectos de cooperação transnacional podem desenvolver, preparar e implementar soluções conjuntas para problemas e desafios comuns a uma grande parte do seu espaço de cooperação transnacional. A enfâse incide nas modalidades de execução transnacional dos projectos e na dimensão transnacional dos resultados esperados.

De um modo geral, os projectos devem contribuir para uma visão de longo prazo e veicular uma ideia forte que possa suscitar uma acção estratégica em domínios como a prevenção das inundações, a política marítima, os corredores de transportes intermodais, as redes urbanas e rurais ou a interligação dos sistemas de inovação transnacionais.

Os programas de cooperação transnacional, que sucedem aos programas da iniciativa comunitária INTERREG III (2002-2006), são financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a título do objectivo da cooperação territorial europeia da política de coesão para 2007-2013.

Mais informações

Mapa das zonas de cooperação transnacional pdf 3 MB] English

Ligações a sítios Web de programas de cooperação transnacional English

Orientações estratégicas comunitárias em matéria de coesão English Deutsch español français italiano polski

Regulamento n.º 1080/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional pdf 169 KB] English

Política regional da UE: Mantenha-se informado