Navigation path

Additional tools

De A a Z

Regiões e mudança económica

A iniciativa «As Regiões e a Mudança Económica» inscreve-se no objectivo da cooperação territorial da política de coesão para 2007-2013 e tem em vista promover o intercâmbio de boas práticas nas regiões da Europa a fim de estimular actividades inovadoras. A iniciativa apoia a política regional, contribuindo para os objectivos estratégicos da UE de estimular o crescimento e o emprego em todo o território europeu.

A integração das actividades em redes no âmbito desta iniciativa desenvolvem-se no quadro do programa de cooperação inter-regional, INTERREG IVC, e do programa em rede de desenvolvimento urbano, URBACT II, que dispõem de um orçamento combinado de 375 milhões de euros para o período 2007-2013. A Comissão pode inserir certos projectos nas redes fast track ("vertente acelerada"), quando estes contribuirem significativamente para a transferência de boas ideias para os principais programas de investimento apoiados pelos fundos estruturais e pelo Fundo de Coesão da UE.

A iniciativa «As regiões e a Mudança Económica» inclui igualmente actividades de divulgação e comunicação. A Comissão organiza uma conferência anual, durante a qual os melhores projectos de inovação regionais são recompensados e galardoados com o título "RegioStars".

Mais informações

As Regiões e a Mudança Económica English English

Política regional da UE: Mantenha-se informado