Navigation path

Additional tools

De A a Z

Estratégia de Lisboa

Adoptada pelos Chefes de Estado e de Governo durante o Conselho Europeu de Lisboa, em Março de 2000, a Estratégia de Lisboa constitui um plano da acção para fomentar o crescimento e o emprego na União Europeia. As medidas propostas no âmbito desta estratégia abrangem uma vasta série de políticas nacionais e da UE e visam apoiar o conhecimento e a inovação, tornar a Europa um lugar mais interessante para investir e trabalhar e criar mais e melhores empregos.

Depois de efectuada uma revisão intercalar, a estratégia de Lisboa foi relançada em 2005. Em estreita parceria com a Comissão Europeia, os Estados-Membros têm empreendido reformas com base nas orientações políticas acordadas em conjunto e implementado programas nacionais de reformas.

No período de programação 2007-2013, foi decidido reforçar a ligação entre a Estratégia de Lisboa e a política de coesão, aumentando a contribuição dos fundos estruturais e do Fundo de Coesão para actividades prioritárias que contribuem para realização dos objectivos da estratégia de Lisboa para o crescimento e o emprego.

Mais informações

Estratégia de Lisboa para o Crescimento e o Emprego English Deutsch español français italiano

Política regional da UE: Mantenha-se informado