Navigation path

Additional tools

De A a Z

JEREMIE

JEREMIE é o acrónimo de «Joint European Resources for Micro to Medium Enterprises» (recursos europeus comuns para as micro e as médias empresas), um instrumento financeiro criado pela Comissão Europeia, em parceria com o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI), a fim de melhorar o acesso ao financiamento das microempresas e das PME em certas regiões da União Europeia.

Tem como objectivo contribuir com fundos regionais para financiar o capital de risco necessário para estimular actividades inovadoras e ajudar as empresas a crescer. O JEREMIE também disponibiliza competências e assessoria para facilitar o acesso dos homens de negócios a estas novas oportunidades de financiamento no intuito de encorajar o aparecimento de novos projectos e a criação de novas empresas em todas as regiões da UE.

As actividades do JEREMIE contribuirão para atingir os objectivos fixados na agenda de Lisboa para o crescimento e o emprego, que visa o desenvolvimento de uma economia europeia dinâmica e competitiva.

No âmbito da política de coesão para o período 2007-2013, foram concebidos e criados três outros instrumentos financeiros semelhantes: JASPERS - Joint Assistance to Support Projects in the European Regions (assistência comum de apoio a projectos em regiões europeias), JESSICA - Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas (apoio europeu comum para o investimento sustentável nas zonas urbanas) e JASMINE - Joint Action to Support Microfinance Institutions in Europe (acção comum de apoio às instituições de microfinanciamento na Europa).

Mais informações

JEREMIE

Política regional da UE: Mantenha-se informado