Navigation path

Additional tools

De A a Z

JASMINE

JASMINE é o acrónimo de «Joint Action to Support Microfinance Institutions in Europe» (acção comum de apoio às instituições de microfinanciamento na Europa). É uma das quatro novas iniciativas de engenharia financeira criadas no âmbito da política de coesão da UE para o período 2007-2013. Com um orçamento total de 50 milhões de euros, JASMINE é uma iniciativa-piloto que foi desenvolvida conjuntamente pela Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI).

Esta acção foi especificamente concebida para as microempresas e para as pessoas socialmente excluídas (incluindo as minorias étnicas), que desejam trabalhar por conta própria, mas não têm acesso aos serviços bancários tradicionais. Procura generalizar os pequenos empréstimos ou microcréditos na Europa para responder a uma procura actualmente não satisfeita.

Na UE, o termo «microcrédito» designa os empréstimos inferiores a 25 000 euros, mas a média é geralmente de 10 000 euros na UE-15 e 3800 euros na UE-12.

Mais informações

JASMINE

Política regional da UE: Mantenha-se informado