Navigation path

Additional tools

De A a Z

INTERREG IVC

O programa de cooperação inter-regional INTERREG IVC abrange todos os Estados-Membros da UE, a Noruega e a Suíça, e inscreve-se no objectivo da cooperação territorial europeia. No período 2007-2013, o seu principal objectivo é melhorar as políticas de desenvolvimento regional através do intercâmbio de experiências e boas práticas. Visa também aproveitar ao máximo os conhecimentos e as boas práticas já conhecidos à escala europeia.

O programa concede financiamento a instituições locais e regionais, tais como administrações públicas, agências de desenvolvimento regional, estabelecimentos de ensino e outros organismos, para a criação de redes e intercâmbio de experiências sobre diferentes temas, a fim de gerar boas práticas a nível regional em toda a UE. Algumas redes com mais experiência tencionam aproveitar as boas práticas já identificadas em domínios específicos para influenciar positivamente o desenvolvimento imediato da sua região (capitalização). Os temas destas redes estão relacionados com os objectivos das agendas de Lisboa e de Gotemburgo (apoio às PME, inovação, ambiente, prevenção dos riscos) bem como com a mundialização, as mudanças demográficas, o abastecimento de energia e as alterações climáticas.

O orçamento total do INTERREG IVC é de 400 milhões de euros (a contribuição do FEDER para o programa é de 320 milhões de euros).

Mais informações

Sítio Web INTERREG IVC English

Programa INTERREG IVC English

Política regional da UE: Mantenha-se informado