Navigation path

Additional tools

De A a Z

Inovação

A inovação relacionada com o desenvolvimento de novos produtos, novos processos ou novas técnicas de organização pode conferir uma verdadeira vantagem competitiva aos operadores económicos. A União Europeia está plenamente consciente deste facto e atribuiu às medidas de fomento da inovação um papel central na sua estratégia para o crescimento e o emprego.

No período de programação 2007-2013, a política de coesão da UE concede à inovação uma maior prioridade que anteriormente. Procura-se, assim, fomentar a inovação, o empreendedorismo e o crescimento da economia baseada no conhecimento em todas as regiões da UE. Um dos principais objectivos desta política é ajudar as regiões menos desenvolvidas a aumentar as suas capacidades de inovação.

Para tal, o orçamento dos fundos regionais da UE atribuído à inovação foi alvo de um aumento sem precedentes. Uma nova iniciativa designada "As Regiões e a Mudança Económica" promove a transferência de ideias inovadoras de projectos-piloto para os principais programas nacionais e regionais. Além disso, os Estados-Membros são convidados a canalizar uma pequena parte das verbas afectadas aos programas operacionais para projectos-piloto experimentais que procuram estimular a inovação.

Mais informações

Realizar a estratégia de Lisboa para o crescimento e o emprego através da política de coesão da UE English Deutsch español français italiano

Política regional da UE: Mantenha-se informado