Navigation path

Additional tools

De A a Z

Ambiente

A política da União Europeia no domínio do ambiente visa preservar, proteger e melhorar a qualidade do ambiente para as gerações actuais e futuras, promovendo simultaneamente os princípios de um desenvolvimento sustentável.

As principais prioridades desta política são a luta contra as alterações climáticas, a preservação da biodiversidade, a redução dos efeitos da poluição na saúde humana e a utilização prudente e racional dos recursos naturais.

A UE considera que a sua política de ambiente é benéfica para todos os europeus. Um ambiente de qualidade pode estimular a inovação e o empreendedorismo. A protecção do ambiente completa, assim, o objectivo da UE de criar uma economia forte e dinâmica.

A necessidade de aplicar os princípios do desenvolvimento sustentável e de ter consciência das exigências ambientais manifesta-se em todas as políticas da UE, incluindo as iniciativas e programas realizados no âmbito da política de coesão para 2007-2013. Os responsáveis por projectos que pretendem beneficiar do apoio dos instrumentos financeiros no âmbito desta política devem demonstrar o impacto do projecto proposto no ambiente e o modo como são tidos em conta os princípios do desenvolvimento sustentável.

Mais informações

Panorâmica dos objectivos da política de ambiente da União Europeia English

Política regional da UE: Mantenha-se informado