Navigation path

Additional tools

De A a Z

Cooperação transfronteiriça

Os 52 programas de cooperação transfronteiriça fazem parte do objectivo de cooperação territorial europeia no âmbito da política de coesão para o período de 2007 a 2013.

A cooperação transfronteiriça entre regiões adjacentes visa o desenvolvimento de actividades sociais e económicas transfronteiras através de estratégias de desenvolvimento comuns.

O programa é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e baseia-se na experiência adquirida com a anterior iniciativa INTERREG.

A cooperação processa-se através de projectos que visam fomentar o crescimento económico promovendo o espírito empresarial e o desenvolvimento de PME, o turismo, a cultura e o comércio transfronteiras. Entre os outros domínios prioritários para os projectos comuns contam-se a protecção e gestão conjuntas dos recursos naturais e culturais, as relações entre as zonas urbanas e rurais, os transportes e as comunicações, as infra-estruturas, a integração dos mercados de trabalho transfronteiriços e as iniciativas que promovem a igualdade de géneros e a inclusão social.

Mais informações

Cooperação transfronteiriça English

Mapa dos programas de cooperação transfronteiriça English

Regulamento n.º 1080/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional pdf 169 KB] English

Política regional da UE: Mantenha-se informado