Navigation path

Additional tools

De A a Z

Objectivo de convergência

Este é um dos três objectivos prioritários da política de coesão da União Europeia para 2007-2013. Corresponde em grande medida ao financiamento do antigo "Objectivo 1". O objectivo de convergência destina-se a acelerar a convergência das regiões e dos Estados-Membros menos desenvolvidos, melhorando as condições de crescimento e de emprego, e aproximando-os mais rapidamente do PIB médio per capita da UE.

Os principais domínios de acção são as infra-estruturas (transportes, ambiente e energia), o emprego (formação), a inovação (investigação e desenvolvimento), as tecnologias da informação e da comunicação e a eficiência administrativa das administrações e dos serviços públicos. O financiamento provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) do Fundo Social Europeu (FSE) e do Fundo de Coesão.

Durante o período de programação 2007-2013 estão abrangidas pelo objectivo de convergência as regiões cujo PIB per capita é inferior a 75% do PIB médio da UE (fundos estruturais), as regiões cujo PIB per capita subiu para mais de 75% do PIB médio da UE na sequência do alargamento e consequente redução da média da UE, as regiões cujo RNB per capita é inferior a 90% do RNB médio da UE (Fundo de Coesão) e as regiões ultraperiféricas, a fim de compensar as desvantagens resultantes do seu grande afastamento.

Mais informações

Objectivo de convergência

Política regional da UE: Mantenha-se informado