Navigation path

Additional tools

10 perguntas sobre a política de coesão

Resposta

7. Em que medida a política de coesão contribui para a realização dos objectivos da «estratégia de Lisboa»?

Em 2000, os Estados-Membros definiram as prioridades europeias na estratégia de Lisboa en com o objectivo de transformar a União Europeia na economia mais competitiva do mundo e conseguir o pleno emprego até 2010.

Entre estas prioridades, pode-se citar as seguintes: investigação e desenvolvimento, apoio às empresas, novas tecnologias, eficiência energética, etc. Os novos programas da política de coesão, analisados na comunicação da Comissão «Os Estados-Membros e as regiões concretizam a Estratégia de Lisboa para o crescimento e o emprego através da política de coesão da UE para 2007-2013», são encorajantes: as regiões menos desenvolvidas (objectivo de convergência) prevêem investir 65 % dos fundos postos à sua disposição em prioridades relacionadas com os objectivos de Lisboa e nas restantes regiões (objectivos de competitividade regional e de emprego) esta proporção é de 82 %; em ambos os casos, os objectivos fixados pela UE são ultrapassados.
Outra das grandes prioridades da estratégia de Lisboa é a inovação, que ocupa um lugar de destaque nos programas da política de coesão.

Política regional da UE: Mantenha-se informado