As razões de uma política regional

Suprimir as disparidades económicas e sociais

A União Europeia integra 27 Estados Membros que representam uma comunidade e um mercado interno de 493 milhões de cidadãos, o que potencia as disparidades económicas e sociais entre esses Estados e as suas 271 regiões.

Uma em cada quatro regiões tem um PIB (produto interno bruto) por habitante inferior em 75% à média da União Europeia com 27 Estados-Membros.

Quadro dos PIB regionais por habitante na UE em 2004
Quadro dos PIB regionais por habitante na UE em 2004

Ser solidários e continuar competitivos

A política regional europeia tem como objectivo dar corpo à solidariedade da União Europeia através da coesão económica e social, reduzindo a diferença entre os níveis de desenvolvimento das várias regiões.

Graças a uma abordagem específica, a política regional europeia confere um valor acrescentado às acções no terreno. Ajuda a financiar projectos concretos a favor das regiões, das cidades e dos seus habitantes. A ideia é tornar as regiões capazes de desempenharem plenamente o seu papel a favor do crescimento e da competitividade e de trocarem ideias e boas práticas. É esse, aliás, o objectivo da nova iniciativa intitulada «As Regiões e a Mudança Económica». O conjunto da política regional respeita as prioridades da União Europeia em matéria de crescimento e de emprego (ver estratégia de Lisboa).


Créditos: Jean-Jacques Patricola

Responder aos desafios do século XXI

“Que tipo de Europa queremos, para nós e para as gerações futuras? Queremos uma Europa dinâmica, na vanguarda das ciências e da tecnologia. Queremos uma Europa produtiva, onde todos terão um emprego, uma Europa solidária, onde os doentes, os idosos e as pessoas com deficiência serão devidamente apoiados, uma Europa ávida de justiça, livre de qualquer discriminação, onde todos disporão do mesmo direito ao emprego e à educação, uma Europa sem poluição, atenta ao ambiente e participando activamente na resolução dos grandes problemas mundiais, uma Europa preconizando valores partilhados e defendidos por todos. Essa é a Europa que desejo e essa Europa, sei que está ao nosso alcance.”

Excerto do discurso da Comissária Danuta Hübner em Varsóvia a 17 de Outubro de 2006.

Peat fired power plant in County Offaly, Ireland
Peat fired power plant in County Offaly, Ireland