Navigation path

Additional tools

2° Fórum das Regiões Ultraperiféricas: juntos rumo à Europa 2020

Bruxelas, 2 e 3 de julho de 2012

Introdução

A segunda edição do Fórum das regiões ultraperiféricas terá lugar nos dias 2 e 3 de julho de 2012 em Bruxelas.

Os trabalhos irão abordar as questões mais importantes para o desenvolvimento das oito regiões ultraperiféricas europeias na perspetiva da «Estratégia Europa 2020» a favor de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Políticos, representantes das instituições europeias e das regiões ultraperiféricas, peritos, socioprofissionais e investidores privados irão partilhar as suas opiniões sobre temas como o potencial do mar, a modernização da agricultura e os desafios ambientais, as questões sociais, o emprego ou, ainda, a inovação e a competitividade das empresas.

A União Europeia tem oito regiões ultraperiféricas  (RUP): os quatro departamentos franceses ultramarinos: Guadalupe, Guiana, Martinica, Reunião e a coletividade ultramarina de Saint-Martin, as regiões autónomas portuguesas dos Açores e da Madeira, bem como a comunidade autónoma espanhola das Ilhas Canárias. No seguimento do pedido oficial da França, o processo de alteração de estatuto de Maiote está em curso. A partir de 2014, este território ultramarino passará a ser uma região ultraperiférica se o Conselho Europeu decidir nesse sentido.

O primeiro Fórum, organizado em 2010, reuniu mais de 500 participantes, entre os quais o comissário europeu da Política Regional, Johannes Hahn, deputados europeus e representantes políticos de alto nível à escala europeia, nacional e regional, assim como atores dos meios académicos, associativos, socioprofissionais e do sector privado. As discussões plenárias permitiram intercâmbios frutuosos e um grande debate aberto, franco e animado sobre as potencialidades e as dificuldades das RUP em se inserirem no mercado interno europeu.

Este segundo Fórum irá desenrolar-se no mesmo espírito, numa altura em que se realizam reflexões e propostas sobre as políticas futuras da União Europeia em vários domínios com um importante impacto sobre estas regiões. Este inscreve-se, igualmente, no quadro da nova comunicação sobre a estratégia futura para as RUP, a ser adotada pela Comissão Europeia em junho.

Este encontro deverá, também, contribuir para informar os decisores europeus sobre o conjunto de particularidades e o potencial destas regiões, bem como para promover e valorizar as suas especificidades e vantagens únicas no seio da União Europeia. Esta será, sem dúvida alguma, uma oportunidade interessante para o intercâmbio de experiências e de boas práticas entre os diferentes atores das RUP.

 

Também nos pode seguir nos:

Webstreaming:  02/07/201203/07/2012

#RUP2012 @EU_Regional

Forum RUP 2012
www.flickr.com/euregional

www.ec.europa.eu/avservices

Política regional da UE: Mantenha-se informado