Quarto Fórum Europeu da Coesão

Apresentação

Commissioner Danuta Hübner Tenho o prazer de vos apresentar o “Quarto Fórum Europeu sobre a Coesão”, que terá lugar em 27 e 28 de Setembro de 2007 em Bruxelas. Este evento basear-se-á nas conclusões e temas do Quarto Relatório sobre a Coesão Económica e Social – Fourth Report on Economic and Social Cohesion, adoptado pela Comissão Europeia em 30 de Maio 2007, e reunirá mais de 800 representantes a nível europeu, nacional, regional e local de todos os Estados-Membros da União Europeia, dos países candidatos e das instituições europeias.

Na sequência dos últimos alargamentos e face aos desafios da globalização, da mudança climática e da demografia, a política de coesão é crucial para o debate sobre o futuro da Europa. Os seus resultados tangíveis têm uma influência permanente sobre a vida dos nossos cidadãos. O Quarto Fórum sobre a Coesão analisará - questions a maneira de adaptar a política de coesão da União Europeia aos novos desafios e como melhorar a sua implementação para maximizar o seu impacto no futuro.

Por ocasião do Fórum sobre a Coesão, lançarei igualmente um processo de consulta em toda a União. Um sítio web específico recolherá o contributo dos Estados-Membros, regiões, cidades, instituições europeias, parceiros sociais e económicos e organizações da sociedade civil. Tenciono apresentar os resultados desta consulta na Primavera de 2008, juntamente com o quinto relatório dos progressos realizados no campo da coesão económica e social.

Estou convencida de que o evento será de elevada importância e visibilidade políticas. Regozijo-me desde já de poder dar-vos as boas-vindas e agradecer a vossa contribuição para o debate.

 

Danuta Hübner – Comissária Europeia