Navigation path

Additional tools

Turismo

A Europa é o principal destino turístico mundial, pelo que o turismo desempenha um papel determinante no desenvolvimento de muitas regiões europeias. O turismo sustentável contribui também para a preservação e valorização do património cultural e natural da Europa. Nessa óptica, um dos objectivos da política de coesão para 2007–2013 é aproveitar plenamente o potencial do turismo para fomentar o desenvolvimento regional permanente e criar postos de trabalho.

Os fundos estruturais e de coesão da UE podem conceder um apoio crucial ao reforço da competitividade e da qualidade do turismo a nível local e regional. As infra estruturas criadas para o turismo contribuem para o desenvolvimento local e para criar ou manter postos de trabalho, mesmo em áreas que se encontrem em declínio industrial ou rural ou em processo de regeneração urbana. O turismo é, pois, um importante instrumento de integração das regiões menos desenvolvidas, permitindo-lhes beneficiar do crescimento geral em pé de igualdade com outras regiões.

Entre 2007 e 2013, o apoio da UE afectado directamente ao turismo no âmbito da política de coesão deverá elevar-se a mais de 6 mil milhões de euros (1,8% do orçamento total), repartidos da seguinte forma: 3,8 mil milhões de euros para a melhoria da prestação de serviços turísticos; 1,4 mil milhões de euros para a protecção e desenvolvimento do património natural e 1,1 mil milhões de euros para a promoção dos recursos naturais. Além disso, as infra-estruturas e os serviços relacionados com o turismo podem beneficiar de apoio concedido ao abrigo de outras rubricas orçamentais, nomeadamente as rubricas relativas à inovação, à promoção das PME, às aplicações das tecnologias da informação e ao capital humano.

Ligações úteis:

Política regional da UE: Mantenha-se informado