Navigation path

Additional tools

Tecnologias da informação e da comunicação

A difusão das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na economia da UE é importante para melhorar os níveis de produtividade e de competitividade das regiões, promovendo simultaneamente a reorganização dos métodos de produção e o surgimento de novas empresas.

Os fundos estruturais podem facilitar a implantação das TIC a nível das empresas e dos particulares e promover o desenvolvimento mediante um apoio equilibrado à procura e oferta de produtos TIC nos serviços públicos e privados. Tal inclui a promoção de uma economia digital aberta e competitiva, uma sociedade inclusiva e a oferta de infra estruturas quando o mercado não as oferece a um preço acessível e a um nível adequado, nomeadamente em zonas remotas e rurais e nos novos países da UE.

Para o período de 2007 a 2013, os fundos atribuídos às TIC registaram um aumento, em termos absolutos e relativos, para mais de 15 000 milhões de euros (4,4% do orçamento total da política de coesão). Regista se uma clara reorientação das prioridades de investimento das infra estruturas para medidas de apoio ao desenvolvimento de conteúdos tanto no sector público (saúde em linha, administração pública em linha, etc.) como nas PME (aprendizagem em linha, comercio electrónico, etc.).

Ligações úteis:

  • Comissão Europeia – Sociedade da informação EN
  • Broadband Investment Guide EN
Política regional da UE: Mantenha-se informado