Navigation path

Additional tools

Ensino e formação profissional

O desenvolvimento das pessoas, das suas competências e talentos, é crucial para assegurar a competitividade da Europa a longo prazo. É também essencial para promover a coesão social, ao ajudar todos os cidadãos a beneficiarem de uma maior e melhor oferta de emprego. A UE conta com um vasto conjunto de políticas destinadas a resolver os problemas que penalizam a competitividade da Europa. Muitas destas políticas foram criadas para melhorar os programas do ensino superior e da formação profissional, aumentar as competências da força laboral em toda a Europa e consolidar as relações entre estes prestadores de formação e a indústria para assegurar que as competências que estes ensinam correspondem às competências de que as empresas necessitam, hoje e no futuro.

Neste aspecto, o Fundo Social Europeu (FSE) trabalha lado a lado com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no financiamento de actividades que contribuem para modernizar os sistemas de ensino e formação, reduzir o abandono escolar precoce, promover um melhor acesso ao ensino de boa qualidade para todos e investindo, simultaneamente numa série de instalações comunitárias – em infra-estruturas educativas, sociais e sanitárias – o que ajuda a fortalecer as comunidades e a melhorar o acesso aos serviços em todos os campos.

Também pode ser concedido apoio aos investigadores e à criação de redes entre universidades, centros de investigação e empresas, de forma a promover a inovação e uma economia baseada no conhecimento.

Ligações úteis:

Política regional da UE: Mantenha-se informado