Erasmus+

Guia do programa

Guia do programa

O guia do programa Erasmus+ é o principal documento a consultar por quem deseja ter um conhecimento exaustivo do programa.

O guia contém informações pormenorizadas sobre todas as oportunidades de que podem beneficiar pessoas e organizações no âmbito do Erasmus+.

O guia do programa de 2017 está disponível também em linha, num formato convivial e acessível que torna mais fácil encontrar a informação que se procura.

Para algumas ações centralizadas, é igualmente possível consultar um quadro com os montantes de financiamento indicativos.

Calculadora das distânciasGuia em linha

 

Apresentação

De que se trata

O guia do programa Erasmus+ é parte integrante do convite à apresentação de candidaturas de 2017 do programa Erasmus+.

As organizações e instituições que pretendam obter financiamento no quadro deste convite devem satisfazer as condições de participação e de financiamento descritas no guia.

O guia contém informações sobre:

  • as prioridades do programa
  • as ações apoiadas
  • as verbas disponíveis para as diversas ações
  • as modalidades de participação

Versões linguísticas do guia

O guia do programa está atualmente disponível nas seguintes línguas:

bg cs da de et el en es fr it lv
lt hr hu mt nl pl pt ro sk sl fi
sv  

Existe também uma versão em linha em inglês (as restantes versões linguísticas serão publicadas em 2017).

Candidaturas

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura em linha à agência nacional do respetivo país ou à Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Os formulários de candidatura em linha de 2017 e outros documentos relevantes estão a ser elaborados atualmente e serão disponibilizados nos sítios Web das agências nacionais ou da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura, consoante o tipo de ação em causa.

As pessoas que pretendam candidatar-se devem contactar a respetiva organização, instituição ou estabelecimento de ensino.

Principais alterações

Principais novidades do guia de 2017:

  • Foi introduzida a noção de «Prioridades europeias no contexto nacional» no quadro da Parceria Estratégica da Ação-Chave 2 (KA2) - para mais informações, consulte o sítio Web da agência nacional em causa.
  • As regras em matéria de financiamento relativas a determinadas ações descentralizadas foram melhoradas.
  • A ação «Alianças de Competências Setoriais» deixou de ser abrangida por este convite à apresentação de candidaturas e pelo guia do programa e passará a ser objeto de um convite à apresentação de propostas específico anunciado pela Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Tal como em 2016, o guia de 2017 dedica uma atenção especial aos projetos de apoio à inclusão social (nomeadamente dos refugiados e migrantes), bem como de prevenção da radicalização.

Mais informações

As organizações que desejem obter mais informações sobre o processo de candidatura podem contactar a agência nacional ou o gabinete nacional do seu país ou a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura, com sede em Bruxelas.

Versões anteriores do guia

Versões do guia do programa de 2016:

Versões do guia do programa de 2015 (aplicáveis apenas aos convites à apresentação de candidaturas Erasmus+ de 2015):

Também é possível consultar o guia do programa de 2014, aplicável apenas ao convite à apresentação de candidaturas Erasmus+ de 2014.

Website feedback

Please note that we can only respond to issues concerning the Erasmus+ website. 

For general questions about Erasmus+, please contact your National AgencyNational Erasmus+ Office, or our helpdesk, EuropeDirect.