Erasmus+

Apoio Jean Monnet a Associações

Objetivo

O Apoio Jean Monnet a Associações visa contribuir para a divulgação dos estudos sobre a integração europeia.

Este apoio tem por objetivo permitir que associações interdisciplinares especializadas em assuntos europeus possam aprofundar as suas atividades.

Oportunidades

Graças ao Erasmus+, as associações podem levar a cabo uma série de atividades para divulgar informações sobre a UE junto de um público mais vasto.

O apoio também pode ser utilizado para realizar as atividades estatutárias da associação, nomeadamente:

  • publicação de um boletim informativo
  • criação de um sítio Web
  • organização da reunião anual do conselho de administração
  • organização de eventos promocionais
  • investigação sobre assuntos europeus específicos para aconselhar os responsáveis políticos europeus e divulgar os resultados entre as instituições relevantes, bem como junto do grande público.

Como funciona

Podem candidatar-se associações de professores e investigadores especializados em estudos europeus que tenham como finalidade explícita contribuir para o estudo do processo de integração europeia a nível nacional ou transnacional.

As associações devem estar oficialmente registadas e ter um estatuto jurídico independente, podendo estar estabelecidas em qualquer país do mundo.

Devem, além disso, assumir o papel de multiplicador de conhecimentos, partilhando informação e comunicando sobre o tema a que se dedicam, bem como recolhendo, analisando e divulgando informações sobre esse tema.

As associações devem igualmente estar preparadas para oferecer recursos educativos abertos e incluir atividades educativas abertas no seu projeto, por forma a maximizar o impacto do seu trabalho.

Que mais convém saber

As associações são responsáveis pelo desenvolvimento dos seus próprios programas de trabalho e, se forem selecionadas para financiamento, deverão pôr em prática as atividades descritas durante o período abrangido pela subvenção.

Candidaturas

As organizações interessadas devem apresentar a sua candidatura através da Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.

Mais informações

O Guia do Programa Erasmus+ constitui a principal fonte de informação sobre o Apoio Jean Monnet a Associações. A Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura pode dar informações adicionais sobre o processo de candidatura.

Para mais informações, contacte a Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura ou a Comissão Europeia.

Website feedback

Please note that we can only respond to issues concerning the Erasmus+ website. 

For general questions about Erasmus+, please contact your National AgencyNational Erasmus+ Office, or our helpdesk, EuropeDirect.