Erasmus+

Pessoas

Apresentação

Ao longo de quase 30 anos, a UE financiou o programa Erasmus, graças ao qual mais de três milhões de estudantes europeus fizeram parte dos seus estudos noutra instituição de ensino superior ou noutra organização na Europa.

O Erasmus+ abre estas oportunidades a todos, nomeadamente, a estudantes, pessoal não-docente, estagiários, professores e voluntários. E não se trata só da Europa e dos europeus. O Erasmus+ alarga estas oportunidades a pessoas de todo o mundo.

 

Oportunidades para:


Estudantes

Estudar no estrangeiro é uma componente central do Erasmus+, que já demonstrou ter efeitos positivos nas perspetivas de emprego dos estudantes. Além disso, constitui uma oportunidade para melhorar os conhecimentos linguísticos, reforçar a autoconfiança e imergir numa nova cultura.

Saiba mais


Membros do pessoal (ensino)

O Erasmus+ oferece oportunidades para lecionar numa instituição de ensino no estrangeiro durante um determinado período. Estas oportunidades estão à disposição tanto de pessoal que trabalha no setor da educação como de pessoas que trabalham noutro setor e que são convidadas a partilhar os seus conhecimentos e experiência.

Saiba mais


Membros do pessoal (formação)

O Erasmus+ proporciona oportunidades de formação para o pessoal docente e não-docente que trabalha no setor da educação. Os períodos de formação no estrangeiro podem ser períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação ou cursos de formação específicos.

Saiba mais


Estagiários

O Erasmus+ ajuda-o a adquirir uma experiência enriquecedora no local de trabalho apoiando a realização de estágios no estrangeiro. O Erasmus+ apoia estágios de estudantes do ensino superior e recém-diplomados, bem como de alunos, aprendizes e recém diplomados do ensino e formação profissionais.

Saiba mais


Jovens

O Erasmus+ está aberto a todos os jovens, não apenas aos jovens inscritos no ensino ou em cursos de formação. Com o Erasmus+, os jovens podem fazer voluntariado em toda a Europa e no resto do mundo ou participar num intercâmbio de jovens no estrangeiro.

Saiba mais


Animadores de juventude

O Erasmus+ apoia o desenvolvimento profissional dos animadores de juventude através de períodos de formação ou de atividades de criação de redes no estrangeiro. Durante os períodos no estrangeiro, os participantes podem, nomeadamente, frequentar cursos de formação, fazer visitas de estudo ou realizar períodos de acompanhamento no local de trabalho/observação em organizações relevantes.

Saiba mais

Oportunidades para estudantes

Estudar no estrangeiro é uma componente central do Erasmus+, que já demonstrou ter efeitos positivos nas perspetivas de emprego dos estudantes. Além disso, é uma oportunidade para melhorar os conhecimentos linguísticos, reforçar a autoconfiança e familiarizar-se com uma nova cultura.

O Erasmus+ também permite combinar o período de estudos no estrangeiro com um estágio.

Existem oportunidades para estudantes dos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento.

 

Oportunidades

Estudar no estrangeiro

O Erasmus+ pode oferecer apoio aos estudantes durante o período de estudo no estrangeiro, quer se trate de um país do programa ou de um país parceiro do Erasmus+.

Saiba mais

Estágios no estrangeiro

O Erasmus+ apoia estágios no estrangeiro para estudantes inscritos no ensino superior num país do programa. Os recém‑licenciados também podem beneficiar destas oportunidades.

Saiba mais

Mestrados conjuntos Erasmus Mundus

Com os mestrados conjuntos Erasmus Mundus, os estudantes participantes podem beneficiar de uma bolsa de estudos para fazerem um programa de estudos internacional de nível de mestrado. Os mestrados conjuntos Erasmus Mundus distinguem-se pela sua excelência académica e elevado nível de integração dos cursos ministrados numa série de estabelecimentos de ensino superior de vários países.

Saiba mais

Empréstimos para mestrado Erasmus+

Os empréstimos para mestrados Erasmus+ são empréstimos garantidos com condições de reembolso bonificadas destinados a ajudar os estudantes a financiar um curso de mestrado (1 ou 2 anos) num país do programa.

Saiba mais

Estudantes com necessidades especiais

Os estudantes com problemas de saúde, físicos ou mentais podem beneficiar de assistência financeira adicional e têm direito a usufruir dos serviços de apoio oferecidos pela instituição de acolhimento nas mesmas condições que os estudantes locais.

Saiba mais

Oportunidades de ensino para membros do pessoal

O Erasmus+ oferece oportunidades para passar um período a lecionar numa instituição de ensino no estrangeiro.

Estas oportunidades estão à disposição tanto de membros do pessoal que trabalha no setor da educação como de pessoas que trabalham em empresas, convidadas a partilhar os seus conhecimentos sobre um dado setor, tema ou questão com os estudantes.

O Erasmus+ oferece oportunidades de lecionar no estrangeiro em instituições de todos os níveis de ensino.

 

Oportunidades

Ensino superior

O Erasmus+ apoia períodos de ensino em instituições de ensino superior no estrangeiro. Se trabalha no ensino superior, pode lecionar numa instituição de um país do programa ou de um país parceiro do programa Erasmus+. As pessoas que trabalham em empresas podem receber apoio para lecionar e partilhar conhecimentos com instituições de ensino superior de um país do programa.

Saiba mais

Ensino e formação profissionais

O Erasmus+ apoia missões de ensino em instituições de ensino e formação profissional (çãEFP no estrangeiro. Se trabalha no çãEFP, pode lecionar noutra organização de um país do programa Erasmus+.

Saiba mais

Ensino pré-escolar e escolar

O Erasmus+ apoia missões de ensino em escolas no estrangeiro para profissionais do ensino pré-escolar, básico e secundário. Lecionar no estrangeiro permite adquirir uma perspetiva mais vasta da educação, trocar conhecimentos com colegas de outro país e aderir a boas práticas em matéria de educação. Estas oportunidades estão disponíveis para escolas localizadas em países do programa Erasmus+.

Saiba mais

Educação de adultos

O Erasmus+ apoia missões de ensino em organizações de educação de adultos no estrangeiro. Se trabalha na educação de adultos, pode lecionar ou dar formação noutra organização de um país do programa do programa Erasmus+. Estas experiências e intercâmbios podem contribuir para melhorar as competências linguísticas e o conhecimento de outras culturas e proporcionar uma nova perspetiva das práticas e abordagens de ensino.

Saiba mais

Jean Monnet

As ações Jean Monnet constituem a parte do Erasmus+ dedicada à promoção da excelência dos estudos superiores sobre a União Europeia a nível mundial. O estudo e a investigação sobre a integração europeia e a compreensão do lugar da UE num mundo globalizado são objeto de especial ênfase.

Saiba mais

Pessoas com necessidades especiais

As pessoas com problemas de saúde, físicos ou mentais podem beneficiar de assistência financeira adicional e têm direito a usufruir dos serviços de apoio oferecidos pela instituição de acolhimento nas mesmas condições que o pessoal local.

Saiba mais

Oportunidades de formação para membros do pessoal

O Erasmus+ proporciona oportunidades de formação para o pessoal docente e não-docente que trabalha no setor da educação.

Os períodos de formação no estrangeiro podem ser períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação, cursos de desenvolvimento profissional ou eventos para o desenvolvimento de competências específicas.

O Erasmus+ apoia atividades de formação no quadro tanto de instituições de ensino como de organizações relevantes de outros setores.

As atividades de desenvolvimento profissional estão abertas à participação de membros de pessoal de todos os níveis de ensino.

 

Oportunidades

Ensino superior

O Erasmus+ apoia períodos de formação para as pessoas que trabalham em instituições de ensino superior. Graças ao Erasmus+, pode seguir uma formação numa instituição de ensino superior num país do programa ou num país parceiro. Se trabalha numa instituição de ensino superior num país do programa, também pode seguir uma formação numa organização de outro setor num país do programa.

Saiba mais

Ensino e formação profissionais

O Erasmus+ apoia o desenvolvimento profissional das pessoas que trabalham no ensino e formação profissionais (EFP) através de períodos de formação no estrangeiro. Estes períodos de formação podem ser estágios profissionais ou períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação em instituições de EFP ou noutras organizações relevantes estabelecidas num país do programa.

Saiba mais

Ensino pré-escolar e escolar

O Erasmus+ apoia atividades de formação no estrangeiro para profissionais do ensino pré-escolar, básico e secundário. Estas atividades podem ser cursos estruturados ou outros eventos, bem como períodos de acompanhamento no posto de trabalho em escolas ou noutras organizações relevantes envolvidas no ensino pré-escolar e escolar.

Saiba mais

Educação de adultos

O Erasmus+ apoia missões de formação em organizações de educação de adultos no estrangeiro. Estas atividades podem ser cursos estruturados, períodos de formação no estrangeiro, períodos de acompanhamento no posto de trabalho/observação em escolas ou noutras organizações relevantes.

Saiba mais

Pessoas com necessidades especiais

As pessoas com problemas de saúde, físicos ou mentais podem beneficiar de assistência financeira adicional e têm direito a usufruir dos serviços de apoio oferecidos pela instituição de acolhimento nas mesmas condições que o pessoal local.

Saiba mais

Oportunidades de estágio

O Erasmus+ pode ajudá-lo a adquirir uma experiência de trabalho enriquecedora dando-lhe apoio para realizar um estágio no estrangeiro.

O conhecimento de uma nova cultura e as competências linguísticas adquiridas graças a uma experiência de trabalho noutro país podem contribuir para que encontre emprego mais facilmente depois de acabar de estudar.

Além disso, uma experiência real de trabalho abre novas perspetivas em relação aos estudos, diferentes das proporcionadas por seminários ou workshops.

Os jovens matriculados num curso e os recém-diplomados também podem beneficiar destas oportunidades. Os estágios podem ser realizados em qualquer organização relevante.

 

Oportunidades

Estudantes do ensino superior e recém-licenciados

O Erasmus+ apoia estágios no estrangeiro para estudantes matriculados em instituições de ensino superior num país do programa. Os recém‑licenciados também podem beneficiar destas oportunidades.

Saiba mais

Alunos do ensino e formação profissionais, aprendizes e recém-diplomados

O Erasmus+ apoia estágios no estrangeiro para estudantes matriculados no ensino e formação profissionais (EFP). Os aprendizes em contexto laboral e os recém-diplomados do ensino e formação profissionais também podem beneficiar destas oportunidades.

Saiba mais

Oportunidades para jovens

O Erasmus+ está aberto a todos os jovens. Não é preciso estar a estudar ou frequentar um curso de formação para beneficiar das oportunidades do programa. Com o Erasmus+, pode fazer voluntariado em toda a Europa, bem como no resto do mundo, ou participar num intercâmbio de jovens no estrangeiro.

 

Oportunidades

Serviço Voluntário Europeu

Graças ao Serviço Voluntário Europeu, os jovens com idade entre os 17 e os 30 anos podem trabalhar como voluntários num projeto no estrangeiro durante um período mínimo de 2 semanas e máximo de 12 meses. Há uma grande variedade de projetos em áreas muito diversas, por exemplo, na área social, ambiental ou cultural.

Saiba mais

Intercâmbios de jovens

Estes intercâmbios permitem a grupos de jovens de diferentes países encontrar-se e viver juntos por um período máximo de 21 dias. Durante estes intercâmbios, os jovens podem participar em seminários, exercícios, debates, simulações teatrais, atividades ao ar livre, etc.

Saiba mais

Oportunidades para animadores de juventude

O Erasmus+ apoia o desenvolvimento profissional dos animadores de juventude dando-lhes a oportunidade de passar períodos no estrangeiro para fazer uma formação ou integrar redes.

 

Oportunidades

Redes e formação

Durante os períodos no estrangeiro, os participantes podem, nomeadamente, frequentar cursos de formação, fazer visitas de estudo ou realizar períodos de acompanhamento no local de trabalho/observação em organizações relevantes.

Saiba mais

Website feedback

Please note that we can only respond to issues concerning the Erasmus+ website. 

For general questions about Erasmus+, please contact your National AgencyNational Erasmus+ Office, or our helpdesk, EuropeDirect.