O que é o Erasmus+?

O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. O seu orçamento de 14,7 milhões de euros dará a mais de 4 milhões de europeus oportunidades de estudo, formação, aquisição de experiência e voluntariado no estrangeiro.

O programa Erasmus+, que se prolonga até 2020, não oferece apenas oportunidades aos estudantes. Com efeito, resultante da fusão de sete programas anteriores, este programa alarga as oportunidades a uma grande variedade de pessoas e organizações.

Para informações pormenorizadas sobre estas oportunidades, nomeadamente sobre os critérios de elegibilidade, consultar o Guia do Programa Erasmus+. Está igualmente disponível um guia de financiamento indicativo para algumas oportunidades centralizadas.

Pessoas

O Erasmus+ oferece a pessoas de todas as idades a possibilidade de se desenvolverem e partilharem conhecimentos e experiências, no quadro de instituições e organizações de diferentes países.

Oportunidades para pessoas

Organizações

O Erasmus+ oferece oportunidades a um vasto leque de organizações, incluindo universidades, estabelecimentos de ensino e formação, grupos de reflexão, organismos de investigação e empresas privadas.

Oportunidades para organizações

Objetivos

O programa Erasmus+ tem como objetivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego e a equidade e a inclusão sociais, bem como para o quadro estratégico da UE em matéria de educação e formação EF2020.

Além disso, visa promover o desenvolvimento sustentável dos seus parceiros no domínio do ensino superior e contribuir para a realização dos objetivos da Estratégia da UE para a Juventude.

O programa aborda, nomeadamente, as seguintes questões:

Resultados

Os resultados do programa Erasmus+ são publicados sob a forma de relatórios e de estatísticas, bem como na plataforma de projetos Erasmus+, que abrange a maioria das iniciativas financiadas pelo programa e apresenta uma seleção de boas práticas e de projetos bem sucedidos.

Estatísticas

Para estatísticas sobre o programa Erasmus+, consulte a página sobre estatísticas.

Para informações sobre os progressos realizados para atingir os níveis de referência EF2020, consulte o Monitor da Educação e da Formação.

Pode também visualizar estas informações graças a uma série de mapas interativos.

Para informações sobre a situação dos jovens na Europa, consulte o Youth Monitor.

Relatórios

O programa Erasmus+ será objeto de uma revisão intercalar, a realizar em 2017, e de um estudo de impacto, com publicação prevista após a conclusão do programa em 2020.

Em 2014, na sequência da conclusão do programa Erasmus, foi publicado um estudo de impacto que põe em destaque os resultados obtidos.