Percurso de navegação

Siga-nos nas redes sociais

Facebook  Twitter  You Tube  Instagram
...................................

Onde estamos

Representação da Comissão Europeia em Portugal

Largo Jean Monnet, 1-10º
1269-068 Lisboa
Tel.: (+351) 213 509 800

Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009
Enviar esta página por correio electrónicoEnviar esta página por correio electrónicoImprimirImprimir

Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009

O Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (AECI) tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para a importância da criatividade e da inovação enquanto competências chave do desenvolvimento pessoal, social e económico. Através desta iniciativa, a UE procura moldar o futuro da Europa no contexto da globalização, promovendo o potencial criativo e inovador que existe em todos nós. A UE adoptará um conjunto de medidas para chamar a atenção dos cidadãos para as questões mais importantes e promover um debate político sobre a melhor forma de explorar o potencial criativo e inovador da Europa.

O Ano Europeu da Criatividade e Inovação foi lançado em Portugal numa Conferência no Centro Cultural de Belém, no passado dia 3 de Fevereiro de 2009, com a participação de Don Tapscott e com a apresentação de diversas experiências de criatiatividade e inovação nas mais diversas áreas.

Embaixadores do Ano Europeu

O artista Leonel Moura foi convidado pela Comissão Europeia a integrar o conjunto de personalidades que têm por missão promover os objectivos do Ano da Criatividade e da Inovação.

Entre os restantes Embaixadores contam-se os designers Philippe Starck e Javier Mariscal, o arquitecto Rem Koolhaas, a coreógrafa Anne Keersmaeker, Erno Rubik, o criador do conhecido cubo, o ex-primeiro-ministro Finlandês, Esko Aho, ou o famoso cozinheiro do El Buli, Ferran Adrià.

Leonel Moura tem-se destacado pela sua arte robótica e pelo contributo, prático e teórico, para uma maior consciência da importância da inovação na criação artística assim como noutros aspectos da vida social, com particular destaque para a economia.

 

Última atualização:21/08/2012  |Topo