Percurso de navegação

Siga-nos nas redes sociais

Facebook  Twitter  You Tube  Instagram
...................................

Onde estamos

Representação da Comissão Europeia em Portugal

Largo Jean Monnet, 1-10º
1269-068 Lisboa
Tel.: (+351) 213 509 800

Uma Europa eficiente em termos de recursos
Enviar esta página por correio electrónicoEnviar esta página por correio electrónicoImprimirImprimir

Utilização mais eficiente dos recursos naturais

O que está em causa?

  • Os recursos naturais – como o ar puro, a água potável, as terras aráveis e as populações de peixes – são fundamentais para a nossa qualidade de vida. Não podemos continuar a abusar deles como até agora.
  • O uso mais eficiente dos recursos traz benefícios económicos: cria emprego e contribui para o crescimento económico da Europa. Fazer mais com menos criará importantes oportunidades económicas para as empresas e os trabalhadores, melhorará a produtividade, reduzirá os custos e fomentará a competitividade.
  • Por isso, a UE incluiu a iniciativa "Uma Europa eficiente em termos de recursos" entre as sete iniciativas da estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
Eficiência em termos de recursos naturais ©UE

Que finalidade pretendemos alcançar?

  • Visão partilhada: a iniciativa pretende unir as administrações, os interessados e os cidadãos no apoio a uma visão europeia a longo prazo sobre o uso eficiente dos recursos.
  • Uma acção mais eficaz, graças aos esforços combinados de todas as partes.
  • Políticas bem fundamentadas em matéria de alterações climáticas, energia, transportes, matérias-primas, agricultura, pesca e biodiversidade, que tenham em conta a necessidade de eficiência e incluam instrumentos para supervisar os avanços.

Quem beneficiará e como?

  • Todos. A utilização mais adequada dos recursos pode ajudar a reduzir as alterações climáticas e a alcançar o objectivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 80 a 95% até 2050.
  • Empresas e consumidores europeus. Proteger o património ecológico como as terras aráveis e as populações de peixes ajudará a manter a qualidade de vida actual e futura. Reduzir a dependência das importações de materiais e combustíveis cada vez mais escassos permitirá à economia europeia enfrentar melhor o aumento dos preços da energia e dos produtos.
  • Países em desenvolvimento. A nível internacional, a maior atenção dada aos recursos ambientais comuns ajudará os países pobres a manter um abastecimento alimentar estável para as suas populações.

Porquê uma acção a nível da UE?

  • A utilização eficiente dos recursos é um problema internacional complexo. O esforço coordenado só é possível à escala da UE.

Próximas etapas

  • A Comissão apresentará propostas concretas de estratégias a longo prazo para melhorar a eficiência dos recursos em domínios como a energia, as alterações climáticas, o transporte e o ambiente. Além disso, convidará o Conselho, o Parlamento Europeu, os parlamentos nacionais, o Comité das Regiões, o Comité Económico e Social Europeu e outros interessados a emitirem pareceres.
Ligações úteis:
Última atualização:04/08/2011  |Topo