Percurso de navegação

Siga-nos nas redes sociais

Facebook  Twitter  You Tube  Instagram

Uma Europa eficiente em termos de recursos
Enviar esta página por correio electrónicoEnviar esta página por correio electrónicoImprimirImprimir

Utilização mais eficiente dos recursos naturais

O que está em causa?

  • Os recursos naturais – como o ar puro, a água potável, as terras aráveis e as populações de peixes – são fundamentais para a nossa qualidade de vida. Não podemos continuar a abusar deles como até agora.
  • O uso mais eficiente dos recursos traz benefícios económicos: cria emprego e contribui para o crescimento económico da Europa. Fazer mais com menos criará importantes oportunidades económicas para as empresas e os trabalhadores, melhorará a produtividade, reduzirá os custos e fomentará a competitividade.
  • Por isso, a UE incluiu a iniciativa "Uma Europa eficiente em termos de recursos" entre as sete iniciativas da estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
Eficiência em termos de recursos naturais ©UE

Que finalidade pretendemos alcançar?

  • Visão partilhada: a iniciativa pretende unir as administrações, os interessados e os cidadãos no apoio a uma visão europeia a longo prazo sobre o uso eficiente dos recursos.
  • Uma acção mais eficaz, graças aos esforços combinados de todas as partes.
  • Políticas bem fundamentadas em matéria de alterações climáticas, energia, transportes, matérias-primas, agricultura, pesca e biodiversidade, que tenham em conta a necessidade de eficiência e incluam instrumentos para supervisar os avanços.

Quem beneficiará e como?

  • Todos. A utilização mais adequada dos recursos pode ajudar a reduzir as alterações climáticas e a alcançar o objectivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 80 a 95% até 2050.
  • Empresas e consumidores europeus. Proteger o património ecológico como as terras aráveis e as populações de peixes ajudará a manter a qualidade de vida actual e futura. Reduzir a dependência das importações de materiais e combustíveis cada vez mais escassos permitirá à economia europeia enfrentar melhor o aumento dos preços da energia e dos produtos.
  • Países em desenvolvimento. A nível internacional, a maior atenção dada aos recursos ambientais comuns ajudará os países pobres a manter um abastecimento alimentar estável para as suas populações.

Porquê uma acção a nível da UE?

  • A utilização eficiente dos recursos é um problema internacional complexo. O esforço coordenado só é possível à escala da UE.

Próximas etapas

  • A Comissão apresentará propostas concretas de estratégias a longo prazo para melhorar a eficiência dos recursos em domínios como a energia, as alterações climáticas, o transporte e o ambiente. Além disso, convidará o Conselho, o Parlamento Europeu, os parlamentos nacionais, o Comité das Regiões, o Comité Económico e Social Europeu e outros interessados a emitirem pareceres.
Ligações úteis:
Última atualização:04/08/2011  |Topo