Percurso de navegação

Siga-nos nas redes sociais

Facebook  Twitter  You Tube  Instagram

União da Inovação
Enviar esta página por correio electrónicoEnviar esta página por correio electrónicoImprimirImprimir

Transformar ideias em emprego, crescimento ecológico e progresso social

A saída progressiva da crise financeira e a necessidade de enfrentar os grandes desafios mundiais tornam a inovação mais importante do que nunca. Os problemas colocados pelas alterações climáticas, a energia, a segurança alimentar, a saúde e o envelhecimento demográfico exigem soluções novas e inovadoras.

Ao longo dos vinte últimos anos, a política europeia da inovação deu resultados extraordinários e melhorou de forma contínua o desempenho da Europa neste domínio. Contudo o mundo, tal como a inovação, evolui rapidamente. É neste contexto que a Comissão, no quadro da estratégia Europa 2020, elaborou uma proposta de uma "União da Inovação".

  União da Invoação ©UE

A iniciativa centra-se na inovação para resolver os grandes problemas sociais identificados na estratégia Europa 2020, alarga o conceito de inovação e propõe-se fazer participar todas as partes interessadas e regiões nas várias fases do processo de inovação.

Os objectivos principais da iniciativa são os seguintes:

  • Reforçar a base de conhecimentos da Europa e reduzir a fragmentação através da promoção da excelência na educação e no desenvolvimento de competências, da realização do Espaço Europeu de Investigação e da criação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia.
    Um estudo recente demonstrou que ao consagrar 3% do PIB à I&D, a UE poderia criar 3,7 milhões de postos de trabalho e aumentar o PIB anual em 795 mil milhões de euros até 2025.
  • Transformar as boas ideias em produtos comercializáveis, aumentando o acesso das empresas inovadoras ao financiamento, criando um mercado único da inovação, promovendo a abertura e tirando partido do potencial criativo europeu.
  • Eliminar as desigualdades sociais e geográficas, disseminando os benefícios da inovação por toda a UE, com uma especialização inteligente e maiores benefícios sociais (inovação no sector público e inovação social).
  • Partilhar os recursos para realizar progressos decisivos, lançando iniciativas específicas ("parcerias europeias de inovação") destinadas a suprimir os obstáculos, tanto do ponto de vista da oferta como da procura, e fazer chegar o mais rapidamente possível as vantagens da inovação aos cidadãos europeus.

Aspectos principais da iniciativa:

  • Acesso ao financiamento.
  • Contratos públicos de produtos e serviços inovadores
  • Design.
  • Inovação no sector público.
  • Inovação social.
Ligações úteis:
Última atualização:13/07/2011  |Topo