Percurso de navegação

Siga-nos nas redes sociais

Facebook  Twitter  You Tube  Instagram
...................................

Onde estamos

Representação da Comissão Europeia em Portugal

Largo Jean Monnet, 1-10º
1269-068 Lisboa
Tel.: (+351) 213 509 800

Agenda Digital para a Europa
Enviar esta página por correio electrónicoEnviar esta página por correio electrónicoImprimirImprimir

Agenda Digital para a Europa

O objectivo geral da Agenda Digital é extrair benefícios económicos e sociais sustentáveis de um mercado único digital, com base na Internet rápida e ultra-rápida e em aplicações inter-operáveis.

A crise deitou por terra anos de progresso económico e social e pôs a descoberto as debilidades estruturais da economia europeia. O principal objectivo da Europa deve ser agora retomar a senda do progresso. Para assegurar um futuro sustentável, a Europa tem que apontar já o seu olhar para além do curto prazo. Confrontados com o envelhecimento da população e a concorrência mundial, colocam-se-nos três opções: trabalhar mais, trabalhar mais tempo ou trabalhar de um modo mais inteligente.

 Agenda Digital ©UE

Muito provavelmente teremos de optar pelas três, mas a terceira opção é a única que garante níveis de vida cada vez mais elevados para os europeus. Para isso, a Agenda Digital formula propostas de acções que devem ser postas em prática urgentemente para colocar a Europa na rota de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. Essas propostas prepararão o terreno para as transformações de mais longo prazo que advirão de uma economia e de uma sociedade cada vez mais «digitais».

Propostas

A criação de um mercado único digital baseado na Internet de banda larga rápida ou ultra-rápida e na interoperabilidade:

  • até 2013: acesso à Internet de banda larga para todos;
  • até 2020: acesso à Internet de banda larga ultra-rápida (30 Mbps ou mais) para todos;
  • até 2020: acesso de, pelo menos, metade dos agregados familiares europeus a ligações ultra-rápidas à Internet, com débitos superiores a 100 Mbps.

A Agenda Digital para a Europa constitui uma das sete iniciativas emblemáticas da estratégia Europa 2020 e visa definir o importante papel que a utilização das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) terá de desempenhar se a Europa quiser ver as suas ambições para 2020 coroadas de sucesso.

Ligações úteis:
Última atualização:13/07/2011  |Topo