Representação em Portugal

Boletim Informativo

 

/portugal/file/rapid-banner_ptrapid-banner

Rapid ©UE

Lisboa, 11 de abril de 2017

 

  • Comissão e BEI assinam primeiro acordo de empréstimo apoiado pelo Mecanismo de Financiamento do Capital Natural para apoiar a biodiversidade

A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciam hoje o primeiro acordo de empréstimo apoiado pelo Mecanismo de Financiamento do Capital Natural, uma parceria entre a Comissão e o BEI para apoiar projetos no domínio da natureza e da adaptação às alterações climáticas, através de empréstimos e investimentos personalizados, apoiados por uma garantia da UE. O acordo de hoje atribui ao instrumento Rewilding Europe Capital um empréstimo de 6 milhões de euros para prestar apoio a mais de 30 empresas em toda a Europa, no domínio da reabilitação e proteção das zonas naturais, onde se inclui a zona oeste da Península Ibérica (Portugal).
(Desenvolvimento em IP-17-914, a partir das 14h00)

 

  • Comissão informa sobre a forma como a Política de Coesão da UE pode ajudar as regiões com baixos rendimentos e com baixo crescimento

Num relatório publicado hoje sobre as regiões mais atrasadas da UE em termos de crescimento ou de riqueza, a Comissão identifica caminhos claros para apoiar estratégias de crescimento regional, com o apoio dos fundos da UE. O relatório avalia o que apoia ou dificulta a competitividade dessas regiões e a razão pela qual ainda não atingiram os níveis esperados pela UE em termos de crescimento e de rendimento. Mais importante ainda, o relatório identifica as necessidades de investimento das regiões, nomeadamente, capital humano, inovação, qualidade das instituições, melhor acessibilidade, bem como os instrumentos disponíveis no âmbito da Política de Coesão da UE que lhes podem dar apoio no seu futuro.
(Desenvolvimento em IP-17-893)

 

  • Ajuda pública ao desenvolvimento concedida pela UE atinge nível mais elevado de sempre, com 75,5 mil milhões de euros em 2016

Novos dados confirmam que a UE e os seus Estados-Membros consolidaram o seu lugar como maior doador mundial de ajuda em 2016, com 75,5 mil milhões de euros, o que constitui um aumento de 11 % em relação aos níveis de 2015. A ajuda da UE tem aumentado pelo quarto ano consecutivo e atingiu o seu nível mais elevado até à data. Em 2016 e no seu conjunto, a ajuda pública da UE ao desenvolvimento atingiu 0,51 % do rendimento nacional bruto da UE, tendo aumentado de 0,47 % em 2015.
(Desenvolvimento em IP-17-916 e em MEMO-17-949)

 

  • UE liberta ajuda humanitária a África à medida que crescem as necessidades

Com uma ajuda de 47 milhões de euros, a UE irá apoiar os mais vulneráveis na Região dos Grandes Lagos, bem como no sul de África e na região do Oceano Índico, que continuam a enfrentar as consequências de anos de conflito e deslocações e de uma situação de insegurança alimentar generalizada, a que se juntam as catástrofes naturais. Deste apoio, serão atribuídos 32 milhões de euros para as populações na região dos Grandes Lagos — incluindo a República Democrática do Congo, Ruanda, Burundi e Tanzânia, enquanto 15 milhões de euros se destinam à África Austral e à região do Oceano Índico, nomeadamente Madagáscar, Malaui, Zimbabué, Moçambique, Suazilândia e Lesoto.

 

  • Produção industrial diminui 0,3 % na área do euro, 0,2 % na UE e 0,3 % em Portugal

Em fevereiro de 2017, em comparação com o mês anterior, a produção industrial diminuiu 0,3 % na área do euro e em Portugal e 0,2 % na UE, de acordo com as estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em janeiro de 2017, a produção industrial tinha aumentado 0,3 % na área do euro e na UE, tendo-se mantido inalterada em Portugal. Em termos homólogos, ou seja em comparação com fevereiro de 2016, a produção industrial cresceu 1,2 % na área do euro, 2,1 % na UE e 2,0 % em Portugal.
(Desenvolvimento em STAT-17-925)

 

Subscreva a nosso Boletim Informativo

 

Para deixar de receber este Boletim, contacte esta caixa de email funcional.

* Advertência jurídica importante

 

Ligações úteis:

Comunicados de Imprensa (em português) Comunicados de Imprensa (em inglês)

Comunicados de Imprensa do Serviço Eurostat (em inglês)

 

Comunicados de Imprensa - Temas

Presidência da Comissão Europeia - EN

Ação Climática - EN

Agricultura e Desenvolvimento Rural - EN

Ajuda Humanitária e Gestão de Crises - EN

Ambiente - EN

Assuntos Económicos e Monetários - EN

Assuntos Externos da UE e Política de Segurança - EN

Assuntos Marítimos e Pescas - EN

Comércio - EN

Concorrência - EN

Cooperação Internacional e Desenvolvimento - EN

Economia Digital e Sociedade - EN

Educação, Cultura, Juventude e Desporto - EN

Emprego, Assuntos Sociais e Mobilidade dos Trabalhadores - EN

Energia - EN

Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e Mercados Capitais - EN

Fiscalidade e Direitos Alfandegários - EN

Indústria, Empreendedorismo e PME - EN

Investigação, Ciência e Inovação - EN

Justiça, Consumidores e Igualdade de Género - EN

Mercado Único e Serviços - EN

Migração, Assuntos Internos e Cidadania - EN

Orçamento - EN

Política dos Consumidores - EN

Política Regional - EN

Política de Vizinhança e Negociações de Alargamento - EN

Recursos Humanos e Segurança - EN

Saúde - EN

Transportes - EN