Percurso de navegação

Siga-nos nas redes sociais

Facebook  Twitter  You Tube  Instagram
...................................

Onde estamos

Representação da Comissão Europeia em Portugal

Largo Jean Monnet, 1-10º
1269-068 Lisboa
Tel.: (+351) 213 509 800

Rapid
Enviar esta página por correio electrónicoEnviar esta página por correio electrónicoImprimirImprimir

Rapid - Notícias Diárias

Lisboa, 19/09/2014 

  • Financiamento da UE permitirá melhorar as previsões da atividade vulcânica

As erupções vulcânicas são particularmente difíceis de prever. O aumento da atividade sísmica do vulcão Bárðarbunga, na Islândia, e o fluxo de lava nas proximidades de Holuhraun são objeto de uma monitorização rigorosa por parte dos peritos que procedem à análise de grandes quantidades de dados recolhidos na zona.

Em resposta à erupção do Eyjafjöll, ocorrida em abril de 2010, e que causou um prejuízo financeiro estimado em cerca de 3,9 mil milhões de euros, a UE tem vindo a financiar projetos de investigação (tais como o MED-SUV) destinados a fornecer sistemas de alerta mais precisos e rápidos. As abordagens pioneiras desses projetos têm por objetivo dar mais tempo às autoridades da proteção civil e a grupos comerciais especialmente importantes para a economia, como as companhias aéreas, para que possam intervir de forma eficaz, contribuindo assim para salvar vidas humanas e para reduzir os prejuízos para a economia europeia.
(Desenvolvimento em IP-14-1021)

  •  A UE no mundo em treze temas estatísticos

O G20 inclui as principais economias avançadas e emergentes. Inclui a UE, quatro Estados-Membros da UE (Alemanha, França, Itália e Reino Unido) e 15 países do resto do mundo (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Índia, Indonésia, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia e Estados Unidos). No seu conjunto, os membros do G20 ocupavam, em 2012, mais de 60% da superfície terrestre, correspondiam a 65% da população do mundo e geravam 86% do PIB mundial. O Eurostat, Serviço de Estatística da União Europeia, publicou hoje a última edição do panorama estatístico «A UE no mundo», na qual a UE e os 15 países do G20 não pertencentes à UE, são comparados estatisticamente em vários domínios, utilizando um leque de dados harmonizado de estatísticas europeias e internacionais no qual, para muitos dos indicadores, o total mundial está igualmente incluído.
(Desenvolvimento em STAT-14-142)

Topo

Últimos comunicados de imprensa em português

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Topo

Últimos comunicados de imprensa: Eurostat

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Topo

Última atualização:22/09/2014  |Topo