Percurso de navegação

Mais energia limpa em toda a Europa
Enviar esta página por correio electrónicoEnviar esta página por correio electrónicoImprimirImprimir

08/07/2014

A Comissão Europeia concedeu mil milhões de euros de financiamento a favor de 19 projetos de energia limpa, entre eles estão dois projetos portugueses, destinados a combater as alterações climáticas no quadro do programa de financiamento NER 300.

    Energia limpa em toda a Europa

    O financiamento dos projetos provém das receitas resultantes da venda de licenças no âmbito do regime do comércio de licenças de emissão da União Europeia.

    Os projetos selecionados para efeitos de cofinanciamento abrangem uma gama de tecnologias − bioenergia, energia solar concentrada, energia geotérmica, energia fotovoltaica, energia eólica, energia das ondas, redes inteligentes e, pela primeira vez, a captação e armazenamento de carbono (CAC).

    No que diz respeito a Portugal, foram contemplados os projetos Central Solar de Santa Luzia (energia fotovoltaica, financiada pela primeira vez pelo programa NER 300, com 8 milhões de euros) e SWELL (energia das ondas, com 9,1 milhões).

    O primeiro consiste numa central solar de 24 MWp cuja construção está prevista no Alentejo. Prevê-se que um total de 1 340 seguidores, cada um equipado com 108 módulos solares, cubram uma superfície de 91 ha. A transferência da eletricidade está prevista através de uma linha elétrica de 15 kV com ligação à subestação de Beja.

    O segundo projeto diz respeito a uma central de exploração em grande escala da energia das ondas ligada em rede, com uma capacidade de 5,6 MW, que será construída na costa, a poucas milhas a norte da península de Peniche. A central será constituída por 16 módulos de 350 kW.

    Os 19 projetos serão realizados em 12 Estados-Membros da UE: Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, França, Irlanda, Itália, Letónia, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido.

    NER 300

    O programa NER 300 é assim chamado porque é financiado pela venda de 300 milhões de licenças de emissão provenientes da reserva para novos operadores (NER) criada para a terceira fase do regime de comércio de licenças de emissão da UE (RCLE-UE).

    Uma consulta pública, que analisa estas questões, encontra-se atualmente aberta para contribuições em: http://ec.europa.eu/clima/consultations/articles/0023_en.htm

    Ligações úteis:
    Última atualização:07/10/2014  |Topo