Percurso de navegação

Consulta pública sobre «Ciência 2.0»
Enviar esta página por correio electrónicoEnviar esta página por correio electrónicoImprimirImprimir

03/07/2014

Esta consulta lançada pela Comissão Europeia vai servir para aferir as preferências por um modo de fazer investigação e inovação mais aberto, baseado em dados e centrado nas pessoas. Até 30 de setembro diga o que pensa sobre o futuro da ciência.

    Consulta pública sobre «Ciência 2.0»

    Os investigadores utilizam ferramentas digitais para levarem milhares de pessoas a participar nas atividades de investigação, por exemplo, pedindo-lhes que lhes comuniquem os casos de gripe, para poderem acompanhar os surtos de doenças e prever possíveis epidemias. Os cientistas também se mostram mais abertos: partilham as suas descobertas em linha numa fase precoce e comparam e debatem o seu trabalho no intuito de o melhorar. Cada vez mais, as publicações científicas estão disponíveis gratuitamente na Internet.

    Segundo algumas estimativas, 90 % dos dados disponíveis em todo o mundo foram gerados nos últimos dois anos, e a produção de dados científicos está a crescer a uma taxa de 30 % por ano.

    A consulta analisará o conhecimento que as pessoas têm dessas tendências e a sua contribuição para elas, e pretende também obter opiniões sobre as oportunidades criadas pela «Ciência 2.0» para reforçar a competitividade da ciência e da investigação europeias.

    A consulta, assim como as informações contextuais, encontram-se no sítio Web da Comissão Europeia «A sua voz na Europa». Siga o debate nas redes sociais (hashtag #Science20).

    Ligações úteis:
    Última atualização:04/07/2014  |Topo