Percurso de navegação

Bolsas Marie Curie
Enviar esta página por correio electrónicoEnviar esta página por correio electrónicoImprimirImprimir

18/03/2013

Até 14 de agosto de 2013 decorre a apresentação de candidaturas para a ronda final de bolsas Marie Curie, atribuídas no âmbito do atual Sétimo Programa-Quadro de Investigação (2007-2013).

    Bolsas Marie Curie

    Cerca de 227 milhões de euros, a maior quantia jamais disponibilizada pelo Fundo de Ações Marie Curie, serão atribuídos este ano a perto de 1 000 investigadores experientes.

    As Bolsas Marie Curie individuais não só apoiam a mobilidade dos investigadores dentro e fora da Europa, mas contribuem também para atrair os melhores investigadores estrangeiros a trabalharem na UE.

    As bolsas individuais continuarão a ser concedidas ao abrigo das novas Ações Marie SkÅ‚odowska-Curie, no âmbito do programa Horizonte 2020, que terá início em 2014.

    Como funcionam as bolsas individuais?

    Os investigadores apresentam individualmente candidaturas para financiamento, de concertação com a organização de acolhimento prevista. Peritos independentes selecionam os investigadores que receberão financiamento, com base na excelência, no caráter inovador da investigação e na estratégia de formação, bem como em função do apoio oferecido pela organização de acolhimento e das perspetivas de carreira futura.

    São atribuídas bolsas individuais de três tipos:

    • Bolsas Intra-Europeias, que oferecem apoio aos investigadores para a aquisição de conhecimentos e novas competências noutro país na Europa.
    • Bolsas Internacionais de Saída, que oferecem aos investigadores a oportunidade de adquirir novos conhecimentos numa organização de alto nível de fora da Europa. Como condição para a conceção da bolsa, os investigadores têm de regressar à Europa e partilhar estes conhecimentos.
    • Bolsas Internacionais de Entrada, que permitem aos investigadores de fora da Europa receber formação numa instituição europeia.

    O que acontecerá às bolsas individuais após 2014?

    As bolsas individuais serão mantidas sob a designação de Ações Marie SkÅ‚odowska-Curie no âmbito do programa Horizonte 2020, com a opção de passar um período noutro tipo de organização (por exemplo, uma empresa). Os pormenores do programa ainda estão a ser discutidos pelos Estados-Membros e pelo Parlamento Europeu. A Comissão espera publicar o primeiro novo convite à apresentação de candidaturas a bolsas individuais até ao final de 2013.

    Ligações úteis:
    Última atualização:26/03/2013  |Topo