Percurso de navegação

Explorar o potencial turístico das regiões costeiras e insulares da UE - 20/02/2014

Vista do velho porto de Mykonos com moinho e navio de cruzeiro (Grécia) © Shutterstock

O setor do turismo europeu está em franco crescimento. Com a nova estratégia, a UE visa dar resposta aos desafios enfrentados pelo setor e reforçar a sua competitividade.

A Europa é o destino turístico mais importante do mundo com 534 milhões de turistas (52 % das viagens turísticas de todo o mundo) e receitas que ascenderam a 356 mil milhões de euros em 2012.

O turismo costeiro e marítimo não compreende apenas as estâncias balneares e os desportos náuticos. Abrange também a oferta turística em terra, nomeadamente hotéis, fabricantes de equipamento e agências de viagens.

Empregando perto de 3,2 milhões de pessoas, o setor do turismo balnear não só é o maior subsetor do turismo, mas também a base económica de muitas regiões costeiras e insulares da Europa. Contudo, a escassez de financiamento, cooperação e pessoal qualificado não permite tirar plenamente partido das potencialidades do setor.

A estratégia para o crescimento azul refere o turismo costeiro e marítimo como sendo um dos principais motores de crescimento e criação de emprego e prevê medidas para ajudar as regiões costeiras a explorar o potencial e a garantir simultaneamente o desenvolvimento sustentável a longo prazo.

Entre as medidas propostas figuram:

  • cooperação e parcerias mais estreitas entre todas as partes interessadas na UE (portos, operadores de cruzeiros, autoridades…)
  • maior apoio às PME, nomeadamente, a elaboração de um guia em linha sobre as possibilidades de financiamento, campanhas de promoção e planos de gestão
  • promoção do ecoturismo e da investigação para o desenvolvimento de estratégias de turismo inovadoras para as ilhas e as marinas

A UE espera que esta estratégia venha complementar as iniciativas dos países da UE, das regiões e de outras partes interessadas, e que os interesses do turismo balnear sejam tidos em conta nos programas e estratégias já existentes.

Os representantes do setor e outras partes interessadas serão convidados a desenvolver novos modelos comerciais, bem como produtos novos e inovadores, a fim de reforçar o potencial de crescimento do setor e limitar o impacto ambiental das atividades ligadas ao turismo.

Próximas etapas

Em 10 de março, realizar-se-á, em Atenas, uma conferência organizada sob os auspícios da presidência grega do Conselho DeutschελληνικάEnglishfrançais, no quadro da qual os representantes mais importantes do setor do turismo discutirão a estratégia em questão. A aplicação de medidas concretas terá lugar nos próximos meses.

Comunicado de imprensa: Comissão apresenta nova estratégia europeia para promover o turismo costeiro e marítimo

Perguntas e respostas: Promoção do turismo costeiro e marítimo Deutschελληνικάfrançaisitaliano

Turismo costeiro e marítimo

Política de turismo europeia

Europa, polo de atracão: grandes planos para a indústria do turismo

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis