Percurso de navegação

Conselhos para viajar de forma segura e inteligente na UE - 29/07/2013

Criança e guarda-sol na praia ao pôr-do-sol © UE

Se for de férias no verão para outro país da UE, estes conselhos práticos poderão ajudá-lo a viajar sem problemas.

Embora nunca tenha sido tão fácil viajar na Europa - graças às regras da UE em matéria de passagem das fronteiras, tratamento médico, viagens com animais de companhia, tarifas de roaming (aplicáveis quando se utiliza o telemóvel no estrangeiro) e direitos dos passageiros -, tenha em conta os seguintes aspetos se tenciona viajar para outro país da UE durante o verão.

Não se esqueça do bilhete de identidade/cartão de cidadão ou do passaporte. Mesmo que só viaje para países que pertencem ao espaço sem fronteiras da UE, continua a ser preferível levar um documento de identificação, na eventualidade de ter de comprovar a sua identidade.

Assegure-se de que leva consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Contacte o organismo competente do seu país para mais informações sobre a sua obtenção. Em caso de doença grave sua ou de um membro da sua família num país da UE ou do EEE ou na Suíça, este cartão facilita o acesso aos cuidados de saúde do setor público.

Tenha em atenção que determinados serviços gratuitos no seu país podem não o ser noutro país. Descarregue a aplicação para telemóveis sobre o CESD para mais informações e para contactar mais facilmente os serviços de assistência no país em que se encontra.

Obtenha um passaporte para animais de companhia . Se viajar com cães, gatos ou furões, tem de provar que o seu animal de estimação recebeu a vacina antirrábica. A Irlanda, o Reino Unido, a Finlândia, Malta e a Suécia impõem requisitos específicos para a entrada de animais no país, pelo que deve verificar, antes da partida, quais são as disposições aplicáveis no país para onde vai English . Esses requisitos também podem aplicar-se a outros animais.

Contacte o seu operador de telemóvel para verificar quais são as tarifas de roaming se tenciona utilizar frequentemente o telemóvel, especialmente para navegar na Internet e utilizar o correio eletrónico. Se quiser, pode fixar um limite máximo. Caso contrário, será aplicado, por defeito, o limite fixo de 50 € por mês.

Verifique as eurotarifas English oferecidas pelos operadores nos 28 países da UE e compare as tarifas aplicáveis ao envio de mensagens e à utilização de serviços de dados.

Em caso de emergência, ligue para o 112. Utilize este número para contactar os serviços de emergência em qualquer país da UE, a partir de qualquer telefone. As chamadas são gratuitas. Os operadores falam várias línguas English , consoante o país.

Informe-se sobre os direitos dos passageiros na UE. Independentemente de viajar de comboio, avião, autocarro ou navio, é importante conhecer os seus direitos em caso de atraso, cancelamento ou necessidade de assistência para alguém com mobilidade reduzida. Pode carregar gratuitamente uma aplicação para telemóveis sobre os direitos dos passageiros.

Outras questões? Contacte o serviço de informação da Comissão Europe Direct, para saber o que a UE pode fazer por si. Este serviço dá resposta a pedidos de informação apresentados em qualquer língua oficial da UE.

Mais informações para quem viaja na Europa

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis