Percurso de navegação

Quer ter umas férias descansadas? Siga os nossos conselhos - 23/07/2012

Bandeiras dos 27 países da UE © UE

Viajar na Europa tornou-se muito mais fácil graças às iniciativas da UE em matéria de fronteiras, assistência médica, animais de companhia, tarifas de roaming e direitos dos passageiros.

Precisa de um documento de identidade (passaporte, bilhete de identidade ou cartão do cidadão) para viajar de avião ou sair e entrar na Irlanda, Reino Unido, Bulgária, Chipre e Roménia. Mesmo que tencione viajar só dentro do espaço sem fronteiras da UE, é sempre aconselhável estar na posse destes documentos caso, por qualquer motivo, tiver de comprovar a sua identidade.

Não se esqueça do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) que lhe dá direito a receber cuidados de saúde em condições iguais às dos cidadãos do país onde se encontrar, caso se trate de um país da UE, da Islândia, do Liechtenstein, da Noruega ou da Suíça.

Descarregue a aplicação móvel sobre o CESD que lhe dá informações gerais sobre o cartão, números de telefone de emergência, tipos de cobertura médica, custos, reembolsos e contactos em caso de perda ou roubo do cartão e o ajudará a perceber as diferenças entre os sistemas de cuidados de saúde dos vários países.

Peça o passaporte para animais de companhia se tiver gatos, cães ou furões que viajem consigo. O passaporte certifica que o seu animal tem a vacina da raiva em dia. Antes de partir, informe-se sobre as regras nacionais English , que também se podem aplicar a outros animais.

Contacte o seu operador de telemóvel. As regras de roaming da UE English protegem-no de «más surpresas» quando recebe a conta a pagar depois de utilizar o telemóvel no estrangeiro. Se tenciona utilizar frequentemente o seu telemóvel, sobretudo para navegar na Internet ou consultar o correio eletrónico, pode fixar limites mais altos ou mais baixos para os montantes a pagar. Também existem limites para as tarifas de roaming aplicadas às chamadas e às mensagens de texto.

Tome nota do número de emergência da UE: 112. Numa situação de emergência, telefone para este número, que funciona em todos os países da UE. A sua chamada será atendida por um operador e em várias línguas DeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolski , consoante o país.

Informe-se dos seus direitos fundamentais como passageiro do transporte aéreo ou ferroviário. Descarregue a nova aplicação móvel sobre os direitos dos passageiros para os poder consultar facilmente em caso de problema.

Dirija-se ao serviço de informação da Comissão Europe Direct para ficar a perceber melhor o que a UE pode fazer por si. Este serviço trata pedidos de informação em qualquer uma das línguas oficiais da UE.

No exterior UE, tem direito a assistência da embaixada ou consulado de outro país da UE se o seu próprio país não estiver representando no país onde se encontra.

Mais informações para quem viaja na Europa

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis