Percurso de navegação

Férias sem problemas na Europa - 08/08/2011

Bandeiras dos 27 países da UE © UE

Se está a planear passar as suas férias de Verão noutro país da UE, siga os nossos conselhos para ter uma estadia sem problemas.

Nunca foi tão fácil viajar na Europa graças às disposições da UE em matéria de fronteiras, animais domésticos, tratamentos médicos, tarifas de roaming e direitos dos passageiros.

Antes de partir:

  • Não se esqueça do seu bilhete de identidade/cartão de cidadão ou do seu passaporte para o caso de ter de se identificar (por exemplo no check-in). Se viajar de e para a Irlanda, o Reino Unido, a Bulgária, Chipre e a Roménia, que não pertencem ao Espaço Schengen, terá de apresentar um documento de identificação na fronteira.
  • Os gatos, os cães e os furões precisam de ter um passaporte europeu para animais de companhia para poderem viajar consigo. O passaporte certifica que o seu animal tem as vacinas em dia, nomeadamente a da raiva. A Irlanda, o Reino Unido, a Finlândia, Malta e a Suécia têm requisitos mais estritos no que diz respeito à entrada dos animais (antes de viajar, verifique as disposições nacionais English ). Estas disposições também se aplicam a outros animais.
  • Contacte a sua operadora de telemóvel se tenciona utilizar o seu telemóvel e, especialmente, a Internet e o correio electrónico. Se a sua factura de roaming atingir os 50 euros, a sua operadora é obrigada a cortar a ligação para evitar as facturas com «más surpresas». Porém, tem a liberdade de determinar outras condições. A UE também impôs um limite às tarifas de roaming para chamadas e o envio de mensagens de texto English .
  • Para sua segurança, anote o número de emergência europeu: o 112. Este número funciona em todos os países da UE e os operadores falam várias línguas DeutschEnglishespañolfrançaisitalianopolski , consoante os países.

Em viagem

Para saber mais sobre o que a UE pode fazer por si, contacte o serviço de informaçãoEurope Direct. Pode fazer a sua pergunta em qualquer uma das línguas oficiais da UE.

Mais informações sobre viajar na Europa

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis