Percurso de navegação

Desloque-se de forma inteligente e viva melhor - 17/09/2010

Logótipo da Semana Europeia da Mobilidade 2010 © UE

Deixar o carro em casa e andar a pé ou de bicicleta: eis o que propõe a Semana Europeia da Mobilidade 2010.

Principal responsável pelo ruído, pela poluição e pelos engarrafamentos de trânsito, a circulação automóvel prejudica a saúde e a qualidade de vida. Sabemos que a poluição atmosférica agrava as doenças respiratórias e que uma vida sedentária favorece as doenças cardiovasculares e a obesidade, para já não falar nas 127 000 vítimas que todos os anos perdem a vida nas estradas da Europa.

A Semana Europeia da Mobilidade 2010 English prova que é possível passar sem carro e utilizar meios de transporte menos poluentes e menos ruidosos, em benefício do ambiente e da saúde. Ir de bicicleta ou a pé para o trabalho permite reduzir as emissões de CO2 e manter-se em forma.

De 16 a 22 de Setembro, as cidades que participam nesta iniciativa organizam uma série de actividades para incentivar a mobilidade sustentável e informar os cidadãos sobre as suas vantagens. Em Portugal, a cidade de Évora, uma das pioneiras a participar nesta iniciativa, fechará ao trânsito uma das principais artérias do centro histórico e organizará caminhadas pela cidade sob o lema "Mexa-se em Évora". Em Itália, a cidade de Bolonha organiza uma venda em hasta pública de bicicletas em segunda mão. Em França, os habitantes de Canes poderão informar-se sobre as iniciativas de partilha de automóveis. Na República Checa, a câmara municipal de Brno propõe actividades físicas, como a marcha nórdica ou andar de patins e, na Bélgica, será estendido um tapete vermelho nos passeios de uma das grandes artérias de Bruxelas.

A Semana Europeia da Mobilidade é organizada todos os anos desde 2002. Para além destes sete dias de actividades, as cidades participantes comprometem-se a adoptar pelo menos uma medida permanente. No ano passado, a iniciativa contou com um número recorde de 2 178 cidades participantes, que adoptaram 4 441 medidas permanentes.

O "dia sem carros", que geralmente se realiza a 22 de Setembro, constitui o ponto culminante da Semana da Mobilidade. Certas zonas delimitadas das cidades serão fechadas ao trânsito e reservadas aos peões, ciclistas e transportes públicos.

A Semana da Mobilidade constitui uma oportunidade para alterar os hábitos de cada um e fazer exercício fisico num ambiente mais calmo e menos poluído. A pé, de bicicleta ou de trotinete, todos os meios são bons para se deslocar de forma inteligente e viver melhor!

Consulte as actividades organizadas no seu país English

Informe-se sobre o Prémio da Semana da Mobilidade English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis