Percurso de navegação

Desloque-se na cidade de forma mais fácil e ecológica - 30/09/2009

Autocarro numa praça de Hasselt, Bélgica © CE

Novo plano da UE para tornar os transportes locais mais eficientes e sustentáveis.

Mais de 70% da população europeia vive em zonas urbanas e 9 em cada 10 destas pessoas consideram que o tráfego local deve ser mais bem gerido.

A congestão e os acidentes são os sinais mais visíveis de uma gestão deficiente do tráfego - um em cada três acidentes rodoviários mortais ocorre numa zona urbana. Mas há também outros custos. Cerca de 40% das emissões de CO2 e 70% de outras emissões dos transportes rodoviários provêm do trânsito nas aglomerações urbanas.

A UE elaborou um plano de acção com 20 medidas destinadas a tornar os transportes urbanos mais sustentáveis e eficientes nos próximos quatro anos. As medidas vão desde um aumento dos direitos dos utentes dos transportes públicos ao reforço do financiamento da UE para a investigação sobre veículos não poluentes.

A melhoria dos transportes urbanos ajudará também a lutar contra as alterações climáticas, a melhorar a saúde pública e a reduzir as disparidades económicas entre regiões.

Mais sobre transportes urbanos limpos

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis