Percurso de navegação

Passageiros despachando bagagem num aeroporto alemão © Reporters

A bagagem extraviada ainda é uma dor de cabeça para os passageiros na Europa

Em média, desapareceram mais de 12 000 bagagens por dia nos aeroportos europeus durante os primeiros nove meses de 2008. São menos 16% do que nos anos anteriores, mas estes números são mesmo assim "excessivos e inaceitáveis" segundo Antonio Tajani, Comissário europeu dos transportes.

O Comissário considera que pode ser necessária a adopção de medidas a nível da UE para resolver o problema, frustrante para os passageiros e oneroso para o sector.

Por cada 1000 passageiros, desaparecem 14 bagagens na UE, contra apenas 5 nos EUA. Na maior parte das vezes, a bagagem extraviada não chegou a embarcar no avião ou embarcou no avião errado.

Os números fornecidos pelas transportadoras dão conta de 4,6 milhões de malas e sacos com atrasos nos aeroportos europeus entre Janeiro e Outubro de 2008. Em 2007, esse número ascendia a quase 6,2 milhões.

Nos últimos anos, a UE reforçou os direitos dos passageiros, tal como explicado numa lista de conselhos úteis Englishfrançaisitaliano para umas férias de Verão sem contratempos. A lista recorda a existência do 112, o número de telefone de emergência da UE, e inclui informações sobre as regras de segurança nos aeroportos e sobre os direitos dos passageiros impedidos de embarcar por receio de que sejam portadores da gripe A.

Direitos dos passageiros na UE

Dez conselhos para viajantes na UE Englishfrançaisitaliano

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis