Percurso de navegação

Férias ao sol - 06/07/2009

Conselhos úteis para férias sem problemas na Europa.

Aproxima-se a época de férias, muitos preparam-se já para abandonar os escritórios e partir para o estrangeiro. Quer vá passar as suas férias nos Cárpatos fazendo um circuito a pé, no Mediterrâneo saltitando de ilha em ilha ou a desfrutar das inúmeras atracções culturais e arquitectónicas da Europa, é importante que conheça os seus direitos e não esqueça os documentos necessários para evitar problemas e tornar a sua viagem o mais agradável possível.

Malas feitas e pronto para partir? Não esqueça o seu bilhete de identidade. Embora já não haja controlos nas fronteiras da UE (excepto se viajar para o Reino Unido, Irlanda, Chipre, Roménia e Bulgária), continuará a precisar de um documento de identificação para viajar de avião ou para provar a sua identidade (por exemplo, para reservar um hotel).

Também os gatos, os cães e até mesmo os furões precisam, nas suas viagens ao estrangeiro, de um passaporte para animais , emitido por um veterinário, para provar que estão vacinados contra a raiva. Se o seu destino for Malta, Irlanda, Reino Unido, Finlândia ou Suécia, o seu animal de companhia tem de ter sido tratado também contra as carraças e as ténias.

Chegar ao destino de férias ou regressar a casa pode não ser fácil: voos anulados ou atrasados, ligações perdidas, bagagens extraviadas, etc. Lembre-se, porém, que enquanto passageiro, tem determinados direitos e pode exigir uma compensação. Com as novas disposições europeias, que obrigam a que as tarifas anunciadas incluam todos os impostos, taxas e sobretaxas, é agora também mais fácil comparar os preços de voos.

O telefone móvel permite-lhe estar sempre em contacto com a família e os amigos e pode salvá-lo de situações difíceis. Antes, as chamadas internacionais saíam muito caras, mas agora, com as novas disposições English, telefonar de outro país da UE custa apenas 0,43 euros por minuto e receber uma chamada 0,19 euros. Enviar um SMS custa agora apenas 0,11 euros.

Por último, é muito útil saber que, em qualquer país da UE, só precisa de se lembrar de um único número de emergência - 112 English. Pode ligar gratuitamente de toda a UE, a partir de qualquer tipo de telefone, fixo ou móvel.

Mais informações sobre viajar na Europa

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis