Percurso de navegação

«Clean Sky» levanta voo - 05/02/2008

Rasto de condensação de um avião sobre um fundo de céu azul

A iniciativa tecnológica conjunta «Clean Sky» («céu limpo») reúne parceiros públicos e privados tendo em vista desenvolver transportes aéreos que aliem o respeito pelo ambiente, a inovação e a competitividade.

O sector da aviação enfrenta neste momento desafios importantes. A sua contribuição para o conjunto das emissões de gases com efeito de estufa, actualmente de 3 %, corre o risco de se agravar com o crescimento constante do tráfego aéreo. O transporte aéreo é também uma das principais fontes de poluição sonora. Por último, a indústria aeronáutica europeia enfrenta uma concorrência mundial cada vez maior.

A União Europeia decidiu fazer face ao desafio apostando numa parceria pública-privada sem precedentes, que reúne os protagonistas mais importantes da indústria aeronáutica e do mundo da investigação.

Esta aposta toma forma hoje com o lançamento da iniciativa tecnológica conjunta «Clean Sky» English, que reúne 86 organizações provenientes de 16 países, 54 empresas, das quais 20 pequenas e médias empresas, 15 centros de investigação e 17 universidades.

Esta nova era de parcerias é fruto do programa específico «Cooperação» do 7º programa-quadro europeu (7º PQ) English de investigação e desenvolvimento. Dotada de um orçamento de 1,6 mil milhões de euros (dos quais 800 milhões a título do 7º PQ), a iniciativa acelerará o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que levem a uma nova geração de «aeronaves limpas».

«Clean Sky» basear-se-á em seis domínios técnicos English (os «demonstradores tecnológicos integrados»), que vão dos motores à própria arquitectura das aeronaves. Um avaliador tecnológico English analisará os resultados das investigações, desde a fase experimental às demonstrações em voo. 

O objectivo da iniciativa «Clean Sky» é reduzir, até 2020, em 50 % as emissões de CO2, em 80 % as de NOx e em 50 % a poluição sonora e introduzir um ciclo ecológico dos produtos: concepção, fabricação, manutenção e eliminação / reciclagem.

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis