Percurso de navegação

O maior investimento de sempre da Europa em I&D - 16/12/2013

A Comissária Europeia da Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, lança o Programa-Quadro Horizonte 2020

Só nos primeiros dois anos de vigência do Horizonte 2020, o programa emblemático da UE no domínio da investigação e inovação, serão investidos 15 milhões de euros em projetos criadores de emprego.

O Programa-Quadro Horizonte 2020 foi lançado na semana passada, com o anúncio da primeira série de convites à apresentação de projetos para obtenção de financiamento.

Ao longo dos próximos sete anos, universidades, organismos de investigação e empresas beneficiarão de um total de 80 mil milhões de euros para os ajudar a financiar projetos de I&D que tenham como objetivo criar produtos e serviços inovadores.

Espera-se que este enorme investimento impulsione a economia do conhecimento na Europa e promova descobertas científicas, ajudando o continente acompanhar a evolução dos seus concorrentes mundiais.

Promover a inovação e o crescimento

Para além de atrair o investimento privado, o financiamento disponibilizado pelo programa deverá conduzir a mais descobertas e avanços tecnológicos e contribuir para a transferência de ideias inovadoras dos laboratórios para o mercado.

No âmbito dos convites à apresentação de propostas para o período de 2014-2015, estão previstos 500 milhões de euros destinados especificamente às PME.

Pela primeira vez, a Comissão indicou as suas prioridades de financiamento para os dois anos seguintes, a fim de conferir uma maior certeza quanto à direção da política europeia de investigação. O montante do financiamento em 2014-2015 será distribuído por doze áreas, abrangendo desde os cuidados de saúde personalizados à segurança digital e às cidades inteligentes .

No âmbito do programa, as subvenções para os cientistas serão atribuídas através do Conselho Europeu de Investigação English, estando previstas bolsas para jovens cientistas.

O financiamento destinado à indústria impulsionará domínios como as TIC, as nanotecnologias, as tecnologias de fabrico avançado, a robótica, as biotecnologias e a investigação espacial.

Por sua vez, domínios como a saúde, a agricultura, a energia e os transportes beneficiarão de fundos afetados aos desafios de natureza social.

Simplificar o acesso ao financiamento

Pelo menos, 60 % do orçamento global do Horizonte 2020 destina-se a promover o desenvolvimento sustentável e, pelo menos, 35 % das despesas estarão relacionadas com o clima.

Em comparação com os anteriores programas de investigação da UE, o processo de candidatura para o Horizonte 2020 foi simplificado de modo a acelerar as decisões relativas ao financiamento e a permitir que os participantes se concentrem em lançar os seus projetos o mais rapidamente possível.

Comunicado de imprensa — Lançamento do programa Horizonte 2020 (financiamento da investigação) 

Perguntas frequentes sobre o programa Horizonte 2020 English 

Candidatar-se a um financiamento da UE no domínio da investigação English 

Informações gerais sobre a política de investigação europeia — sítio Web do Programa-Quadro Horizonte 2020 English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis