Percurso de navegação

UE e indústria unem forças em prol da inovação - 12/07/2013

Empilhador movido a hidrogénio © UE

Proposta da Comissão levaria ao investimento, ao longo dos próximos sete anos, de 22 mil milhões de euros em investigação e inovação nos domínios da saúde, dos transportes e do ambiente.

A partir de 2014, o financiamento proposto apoiará parcerias entre a Comissão Europeia, os países da UE e a indústria em cinco domínios: medicamentos inovadores, aeronáutica, bioindústrias, pilhas de combustível/hidrogénio e eletrónica. Será dada continuidade a uma parceria no domínio da gestão do tráfego aéreo, mas num contexto diferente.

Trata-se de setores que criam postos de trabalho de qualidade, dão resposta a desafios importantes que não podem ser resolvidos separadamente pelos países ou empresas e são fundamentais para a competitividade da Europa. A investigação requer esforços a longo prazo e em grande escala e comporta, frequentemente, riscos elevados.

De acordo com a proposta, o financiamento para o próximo programa de investigação da UE English , «Horizonte 2020», seria reforçado com cerca de 10 mil milhões de euros provenientes da indústria e 4 mil milhões de euros provenientes dos governos nacionais.

Além disso, também beneficiarão do financiamento da UE parcerias público-privadas (Comissão e países da UE) que abordem o tratamento de doenças relacionadas com a pobreza ou as tecnologias industriais de medição, apoiem as PME de alta tecnologia e desenvolvam ferramentas para ajudar idosos e deficientes a viver de forma segura nas suas próprias casas.

Até à data, são de destacar três parcerias entre os setores público e privado que obtiveram resultados impressionantes:

  • um empilhador movido a hidrogénio
  • novos tipos de autocarros alimentados a hidrogénio
  • veículos elétricos mais eficazes
  • uma asa de avião mais leve, que permite de reduzir as emissões de CO2 da aviação em mais de 20 %
  • avanços no tratamento da diabetes

O funcionamento das parcerias é assegurado através de convites públicos à apresentação de propostas de projetos em que participam PME e grandes empresas, universidades, organismos de investigação e outras entidades. Antes de serem selecionadas para financiamento, as propostas são submetidas a uma avaliação interpares.

Esse financiamento será assegurado pelo orçamento da UE para a investigação no período de 2014 a 2020 (programa «Horizonte 2020»), que se eleva a cerca de 79 mil milhões de euros (o valor exato está ainda a ser debatido pela a Comissão, pelo Parlamento Europeu e pelos governos nacionais).

Mais informações sobre o programa Horizonte 2020 English

Mais sobre as parcerias público-privadas English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis