Percurso de navegação

Horizonte 2020, novo programa de investigação e inovação - 01/12/2011

Investigador detrás de uma imagem de átomos © UE

Programa de investigação da UE no valor de 80 mil milhões de euros visa converter os resultados da investigação em produtos e serviços.

O programa conhecido como Horizonte 2020 English, que se estenderá de 2014 a 2020, deverá centralizar no âmbito de uma estrutura única todos os programas da UE de financiamento da investigação e da inovação, facilitando a conversão das descobertas científicas em produtos e serviços inovadores que melhorem a vida quotidiana das pessoas e proporcionem oportunidades de negócio.

O financiamento deste programa-quadro concentrar-se-á na realização de três grandes objectivos:

  • 24,6 mil milhões de euros - para apoiar a posição da UE como líder mundial no domínio da ciência. Nesta perspectiva, será aumentado em 77% o orçamento do Conselho Europeu de Investigação English , que financia projectos de investigação fundamental realizados por alguns dos principais cientistas europeus;
  • 17,9 mil milhões de euros - para assegurar a liderança da indústria europeia em matéria de inovação. Este montante inclui um importante investimento em tecnologias essenciais, bem como um maior apoio e acesso a capital para as PME;
  • 31,7 mil milhões de euros - que serão consagrados às grandes preocupações partilhadas por todos os europeus, designadamente:
    • saúde, evolução demográfica e bem-estar;
    • segurança alimentar, agricultura sustentável, investigação marinha e marítima e bioeconomia;
    • energia segura, limpa e eficiente;
    • transportes inteligentes, ecológicos e integrados;
    • acção climática, eficiência na utilização dos recursos e matérias-primas;
    • sociedades inclusivas, inovadoras e seguras.

A Comissão prevê ainda as seguintes medidas para reduzir a burocracia: simplificação dos procedimentos de reembolso, diminuição da papelada na preparação das propostas de investigação, abolição dos controlos e auditorias desnecessários e redução do tempo entre a aceitação de uma proposta de investigação e a recepção da subvenção.

Muitos dos elementos principais do actual programa continuarão a existir, tais como o investimento em Tecnologias Facilitadoras Essenciais (KET) DeutschEnglishfrançais (como as nanotecnologias, por exemplo); iniciativas destinadas a reunir instituições de ensino superior, centros de investigação e empresas; colaboração internacional e financiamento de jovens investigadores.

Estes planos serão debatidos por ministros dos países da UE e por deputados do Parlamento Europeu tendo em vista chegar a acordo antes do final de 2013.

Mais informações sobre Horizonte 2020 English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis