Percurso de navegação

A Internet é mais do que um jogo, é a tua vida! - 08/02/2011

O Dia da Internet Segura tem por objectivo este ano sensibilizar os jovens para o facto de que os seus actos e gestos em linha podem ter repercussões na vida real.

A Internet oferece possibilidades de comunicação excepcionais que as crianças exploram quotidianamente a partir do seu computador, do telemóvel ou de uma consola de jogos. Em média, 74 % dos jovens europeus entre os 9 e os 16 anos jogam em linha e 60 % utilizam as redes sociais.

Fonte inesgotável de recursos e meio de comunicação poderoso, a Internet acarreta também muitos riscos para os mais jovens. Conteúdos chocantes, assédio, pornografia, usurpação de dados pessoais: a lista dos perigos ao virar da esquina é muito longa. A saúde dos jovens está também em jogo: cada vez mais tempo em linha, dormem em média duas a três horas a menos por noite do que há dez anos.

O «Dia da Internet Segura» é organizado desde 2004 para sensibilizar as crianças, os pais e os professores para estes problemas. Actualmente, mais de sessenta países participam neste evento.

Na União Europeia, os centros nacionais de sensibilização, apoiados pelo programa da Comissão Europeia a favor de uma Internet mais segura, organizam várias actividades e seminários. Em Portugal, o projecto Seguranet, que promove a utilização segura da Internet pela comunidade escolar, leva a cabo uma série de iniciativas ao longo da semana de 7 a 13 de Fevereiro, que incluem actividades nas escolas, uma conferência, um concurso de produção de vídeo e uma sessão do Webinar dedicado à segurança na Internet.

Este ano, estão em foco as «vidas virtuais». O tempo que as crianças passam a navegar na Internet, a gestão da sua identidade, dos seus avatares e pseudónimos, a distinção entre mundo real e mundo virtual, assim como os rastos deixados na Internet serão alguns dos temas abordados.

Por ocasião deste dia, serão transmitidos aos pais seis conselhos essenciais English , como o de instalar o computador na sala e não no quarto e utilizar instrumentos de controlo parental. Com efeito, apenas um quarto dos pais utiliza este tipo de programas, que permitem filtrar determinados conteúdos e aceder ao historial das páginas Internet consultadas pelos filhos.

A vontade de reforçar a confiança dos internautas e a segurança na rede inscreve-se de forma mais geral na estratégia English da UE a favor da economia digital, que tem por objectivo fazer com que todos beneficiem das vantagens da Internet.

Dia da Internet Segura, 8 de Fevereiro de 2011 English

Descubra os eventos do Dia da Internet Segura perto de si English

Ver página em alto contraste Texto tamanho normal Aumentar texto 200 % Enviar esta página a um amigo Imprimir esta página

 

Encontrou a informação que procurava?

Sim Não

O que procurava?

Tem alguma sugestão?

Ligações úteis